27/04/13

ESTUÁRIO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 09.11.2012
DESTINO: Estação Estuário
LOCALIZAÇÃO: Município Santos – SP
COORDENADAS: 23°95’05.23″S 46°31’43.09″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em pleno uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: Pós 1915 (Provavelmente na década de 30, porém sem informação mais precisa)
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Sorocabana
STATUS DO PRÉDIO: Provavelmente demolido, porém ainda existe um posto de controle no local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A estação Estuário foi uma das mais difíceis de se obter informações até agora. Tentei por vários meios encontrar dados confiáveis a respeito de sua história e localização, cruzei os pouquíssimos dados que tinha disponíveis, e acredito que tenha chegado, se não no seu local exato, pelo menos bem próximo dele. Hoje por lá, há uma enorme avenida e um viaduto recém construídos, que modificaram bastante a cara do lugar. Seguir as linhas não foi uma saída, pois tudo por ali é muito confuso, e as linhas da estação, provavelmente já estariam desativadas ou quem sabe, até extintas. Então a técnica utilizada para chegar neste prédio novo da concessionária, foi mais uma vez a da “Tentativa e erro”, com pitadas de muita perguntação aos moradores e passantes locais. Abaixo, mostro detalhadamente aonde estivemos (posto de controle da concessionária atual) e a poucos metros dele, a localização provável do prédio original de Estuário. Espero ter contribuído para a manutenção da memória ferroviária daquela região, e já sabem, caso possuam alguma informação, imagens ou relatos referentes a estação Estuário, podem enviar, que publico aqui no post através de updates, com os créditos devidamente respeitados e divulgados. Obrigado.

DIVERGÊNCIA DE LOCALIZAÇÃO:
ESTUARIO_EARTH

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER ESTUARIO

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

3Comentários

  1. 08/05/13 às 0:22
    ademir:

    Grande equívoco vocês estão cometendo, esta nunca foi a estação de estuário…favor corrigirem.Abraço…..!!!!!

  2. 08/05/13 às 11:57
    marcelo:

    Bom dia Ademir, como deixei claro no post, a localização exata da estação Estuário é uma questão bem difícil. Pouca ou nenhuma informação confiável se tem. Se puder, me mande o local exato, e claro, se tiver fotos seria ainda melhor, daí eu incluo no post com os seus devidos créditos, ok? Valeu pelo alerta.

  3. 11/07/14 às 15:41
    Evaldo Mendonça:

    A Estaçao Estuario da EFS , pelo google street view, continua la. Rua Luiz Gama, 53

Deixe seu Comentário