26/11/11

ENGENHEIRO SILVA MENDES

DATA DA EXPEDIÇÃO: 22.10.2011
DESTINO: Estação Engenheiro Silva Mendes
LOCALIZAÇÃO: Município Cravinhos – SP
COORDENADAS: 21°13’11.31″S 47°39’34.24″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1964
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, restaram apenas a plataforma, entulhos e lixo
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Jorge Luís Caleffi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Engenheiro Silva Mendes está localizada num corte (barranco) bem no meio de um canavial entre Ribeirão Preto, Serrana e Cravinhos, este sim, município a qual pertence. Chegar lá não é muito difícil, nós fomos pela estrada que liga Ribeirão a Serrana (Rodovia Abrão Assed), entramos a direita logo após o cruzamento da linha com a estrada, e daí foi só tentativa e erro, rerere… Brincadeira, levávamos conosco um mapa impresso do local, o que facilitou muito a tarefa. Chegamos pelo alto do desnível, descer até ela pelo barranco era impossível, a opção seria voltar ao início do desnível e ir pelo leito da linha, mas não ia valer a pena, de onde estávamos víamos tudo de perto, descer até lá seria perda de tempo. Nada de interessante existia por lá, apenas a antiga plataforma, mato e bastante lixo (imagino que jogado pelos moradores das chácaras existentes ali ao redor). De lá, tiramos fotos, filmamos e partimos para Serrana, mas isso é papo para outra hora.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:


POSTER DA ESTAÇÃO:

A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

4Comentários

  1. 20/08/13 às 23:14
    marcos antonio silva.:

    já sé passou 49 anos muita coisa mudou. nestá antiga ferrovia hojé como podemos ver que não existe mais a antigá estação não existe ainda mais ném fotos como erá no passado. pelo que podemos ver novamente tudo em sua volta sé refere-sé a plantações nessas plánice. outra coisa que pude notár pelo tamanho da plátaforma a antiga estação se tratava-se de grande construção mais uma vez que está no poder administrando esse trajéto não importou com o patrimonio da epóca.tudo foi retirado para não arca com as reformas ao longo dos tempos.marcelo está ferrovia nó passado transporta-va o que na reálidade passageiros ou não. hojé o que parece na reálidade só com transporte de carga como sempre. abs marcelo.

  2. 23/09/14 às 0:17
    marcos antonio silva:

    aqui o que restou da estação engenheiro silva mendes foi apenas o caminho de trilhos mesmo ainda resistindo com o passar dos anos mais seu principal foco não existe mais que e vida circulando enquanto existiu a velha estação hoje o silencio predomina nesta região por quanto tempo ainda vai resistir com tantas desativações nesse segmentos sobre trilhos so o tempo vai dizer ate mais

  3. 27/04/15 às 1:38
    marcos antonio silva:

    aqui seu caminhos de trilhos ainda resisti atraves dos tempos mais infelismente sua construção de como era não se quer existe mais nos dias de hoje mais a esperança ainda persiste em seus trilhos ate quando vai continuar com esse caminhos de tantos obstaculos e dificuldades nos dias atuais abs marcelo.

  4. 07/06/15 às 19:19
    marcos antonio silva:

    aqui ja se passou 51 anos deste sua construção como estara esse ramal nos dias de hoje estara ativo ou não so deus sabe a velha construção da estação ja se foi para sempre por qual razão em não conserva por falta de dinheiro e que não e não e mesmo marcelo abs de marcos silva carapicuiba são paulo

Deixe seu Comentário