16/04/13

ENGENHEIRO ROSA MARTINS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 19.06.2012
DESTINO: Estação Engenheiro Rosa Martins
LOCALIZAÇÃO: Município Araraquara – SP
COORDENADAS: 21°42’31.15″S 48°12’13.03″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1927
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Araraquara
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, cercado e servindo de moradia
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Vinicius Costa e José Antonio Thomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A estação Engenheiro Rosa Martins está dentro de uma propriedade particular e tivemos que colher as imagens, apenas de onde conseguíamos vê-la e, claro, por trás do alto muro que a cerca. Está localizada num bairro chamado Recanto do Nobres, próximo da Chácara Flora de Araraquara, bem no caminho entre a cidade e o distrito de Bueno de Andrada. Encontrá-la foi difícil, pois não havia referência na internet acerca de sua localização, e como ela está atualmente fora do leito, a gente teve que garimpar maiores informações lá mesmo no local. Numa chácara logo a frente da estação, obtivemos a informação que precisávamos, então voltamos até o local e a encontramos por trás não só do fatídico muro, mas de altas árvores e arbustos também. Ela fazia parte do tronco da Cia. Paulista, mas hoje está há uns 150 metros do leito, e deve ter ficado fora, por causa de alguma retificação (eu acho). De longe, vimos a plataforma onde possivelmente o caseiro lavava o seu carro tranquilamente. Tentamos chamá-lo e pedir autorização para vermos tanto o prédio da estação, quanto os da vilinha ferroviária ao seu lado de perto, mas não fomos atendidos. Olhamos ao redor (pelo menos por onde deu) e nada de caixa-d’água, dísticos, trilhos ou qualquer sinal claro de atividade férrea. Sendo assim, documentamos o que foi possível e seguimos para Bueno de Andrada para comermos as suas fabulosas coxinhas e tomarmos uma bela cerveja geladíssima…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER ENGENHEIRO ROSA MARTINS

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 15/08/13 às 16:39
    marcos antonio silva:

    ola a todos mais visita neste tema sobre nossas ferrovias aqui o que restou foi apenas as casas do vilarejo dos ferroviarios e o que estamos vendo mesmo com moradores esta muito degradado pelo tempo sem nenhuma manutençao pelos seus moradores desta regiao .sem mais marcos.

Deixe seu Comentário