15/10/15

DR. LORENZO CARNELLI*

ESPECIAL URUGUAI
Nas seções especiais, diferentemente das demais, o intuito é mostrar de forma rápida, algumas estações em que estive fora do Brasil. É somente uma forma de compartilhar informação e vivências acerca do tema ferroviário, de forma breve, leve e descontraída. Espero que curtam.

 

ESTACIÓN DR. LORENZO CARNELLI / Outubro de 2014
Dr. Lorenzo Carnelli está pouco à frente da estação central (General Artigas), no sentido do bairro Peñarol. Seu nome é uma homenagem a um político e advogado uruguaio falecido em 1960. A estação, pelo que pude perceber, é uma base de controle da AFE (Administración de Ferrocarriles del Estado) e por lá, existem vários desvios e ramais ainda ativos. O lugar é bem no meio da zona portuária de Montevideo e deve possuir um movimento relativamente alto de trens de carga, porém no dia em que estive por lá, não havia trens em atividade. Andei pelo local, fui logo colhendo imagens e vídeos, pois um segurança que estava “me mirando” de dentro de uma cabine, de bate-pronto já me olhou e ficou me acompanhando o tempo todo, bem desconfiado das minhas intenções por aquelas bandas. Depois de alguns poucos minutos explorando, fui até próximo dele e, adivinhem? Fui convidado a retirar-me dali, sob os argumentos de que é uma área privativa e portanto, proibido de se filmar qualquer coisa. Tentei argumentar num portunhol sofrível, na esperança de despertar nele um sentimento de piedade (pela vergonha/vergüenza*) que eu estava passando ali naquele momento, mas nem isso o abalou e, sendo assim, tive que partir. Ainda enrolei um pouco, andei pelos trilhos, fotografei a cabine de controle, a plataforma, as placas e plaquetas e pude respirar um pouco daquele ar portuário/ferroviário exalado num dia de céu azul maravilhoso. Espero que gostem das imagens (o mini-filme, estará disponível num momento futuro, pois é mais complexo de se fazer, o que demanda mais tempo e cuidado) e, se forem a Montevideo, forem fãs do tema férreo, dêem uma passadinha por Lorenzo Carnelli, nem que for para encher a paciência daquele segurança emburrado, rerere… Abaixo um pouco mais de informação sobre Dr. Lorenzo Carnelli, retirada da Wikipédia:

“Diputado electo por Montevideo en 1913, aunque no ocupó su banca; posteriormente fue electo por Durazno en 1917; integró la Asamblea Constituyente en 1916 y 1919; en 1921 fue miembro del Directorio de la Caja de Jubilaciones.En su labor parlamentaria cabe destacar: ley de la Caja de Jubilaciones y Pensiones, ley de trabajo nocturno, ley de vivienda decorosa, prevención de accidentes, descanso semanal, licencia obligatoria, salario vacacional, además de su prédica por la acción organizada de los trabajadores en los sindicatos. Se afiliaba ideológicamente a los postulados del socialismo utópico; admiraba a Robert Owen, Charles Fourier y Louis Blanc. Aún siendo blanco, era pues cercano en su pensamiento al batllismo, aunque considerándose “adelantado a éste en ideas”. Es recordado por su ruptura con el Partido Nacional, para fundar el Partido Blanco Radical (1925-1933). Una notoria consecuencia de las mismas, se vio en las elecciones de 1926, en las cuales perdió Luis Alberto de Herrera por apenas un 1%, y habiendo obtenido Carnelli un 2,2%. Escribió varias obras de carácter jurídico, entre las cuales se destacan Cuestiones de procedimiento civil, La premeditación en el Código Penal uruguayo; y obras de carácter historiográfico, como Oribe y su época o sus notas sobre Pablo de María.”

Abaixo seguem fotos e o mapa de sua localização:

FOTOS DO LOCAL:

PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
PANORAMICA_LORENZO_CARNELLI

MAPA DO LOCAL:

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 11/10/15 às 23:26
    marcos antonio silva.:

    belas imagens de um pais que ainda se transporta pela malha ferroviaria fico imaginando porque nosso pais chamado brasil nao mais se transporta tudo pelas ferrovias hoje nosso brasil prefere transportar tudo pelas rodovias como exemplos a rodovias( castelo branco que tem um fluxo muito grande de caminhoes transportando tudo que se possa imaginar dentro desse contesto chamado rodovias) a outra se chama ( rodovia raposo tavares que tem um enorme fluxo de caminhoes ligando tambem a castelo branco as duas ligam varias cidades de nosso interior e outros estado enquanto isso nossas ferrovias estao todas abandonadas existe aqui em carapicuiba aonde resido um trecho de ferrovias mais so levam passageiros de um municipio a outro a outra parte que se transportava cargas foi desativadas pelo propio governo do estado e mais essa que esta destivada esta sendo envadida para construçoes de moradia em cima dos trilhos e mesmo assim nossas autoridades nao fazem nada para recupera esse trecho de tantas conquista em nosso estado chamado Sao paulo.e marcelo ai ainda tem as belas construçoes e a ferrovias em plena atividades enquanto aqui como voce sabe tudo desativadas abandonadas vergonha para um pais que viu muitas cidade surgi e crecer atraves dessa maravilhas sobre trilhos e hoje tudo se acabou por aqui abs marcelo de marcos silva carapicuiba sp

Deixe seu Comentário