10/02/13

DAMAS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 16.01.2012
DESTINO: Estação Damas (Parada)
LOCALIZAÇÃO: Município Campos do Jordão – SP
COORDENADAS:  22°43’15.29″S 45°34’22.45″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1939
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Campos do Jordão
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, bem cuidada, é somente uma cobertura em alvenaria
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Damas é uma simpática parada bem próxima das estações Emílio Ribas e Capivari em Campos do Jordão. Seu nome é uma homenagem ao empreiteiro que se desdobrou para concluir a obra da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Sr. Sebastião de Oliveira Damas. É uma plataforma simples de alvenaria, coberta por telhas e com os dísticos em bom estado de conservação. Estive nela por várias vezes, e me recordo que numa delas, bem antes de iniciar este projeto, fotografei meu amigo Edson parado bem embaixo da palavra “Damas”, dando a entender que ali era um lugar de mulheres… demos boas risadas naquela dia. Hoje os trens nem param mais lá, mas ela continua firme e forte, apesar de alguns pichadores de plantão.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

Nenhum Comentário

Deixe seu Comentário