09/10/15

COSTA AZUL*

ESPECIAL URUGUAI
Nas seções especiais, diferentemente das demais, o intuito é mostrar de forma rápida, algumas estações em que estive fora do Brasil. É somente uma forma de compartilhar informação e vivências acerca do tema ferroviário, de forma breve, leve e descontraída. Espero que curtam.

 

ESTACIÓN COSTA AZUL / Outubro de 2014
Costa Azul é uma estaçãozinha bem simpática, que me chamou a atenção pela sua simplicidade e capacidade de resistir por anos da mesma maneira que sempre existiu, como um simples vagão de madeira ao lado do leito da antiga linha que já não existe mais. Costa Azul é uma vila ao lado do porto de La Paloma e, por lá, o vagãozinho se exibe solitário ao lado de uma estrada de terra clara e batida que liga a vilinha a cidade de La Paloma, pouco a frente. Encontrá-la foi fácil, mas deixá-la foi um pouco mais difícil, pois fiquei ali por alguns minutos me deliciando com aquela cena exótica, do vagãozinho sob um céu maravilhosamente azul, sabendo que a poucos metros dali, estava o mar (ou o Rio da Prata), pois por lá, nunca se sabe se é o mar ou o rio que você vê. Ela está 27 metros acima do nível do mar, segue ainda forte, com sua placa de identificação em concreto (padrão por lá, como pude ver em muitas outras também visitadas), estava fechada e obviamente bastante envelhecida pela exposição ao clima e ao tempo. Não consegui saber se serve de moradia ou tem alguma outra função mas, para mim, apenas ter tido a oportunidade de olhá-la de perto, mesmo que por alguns minutos somente, já foi gratificante demais. De lá, seguimos para La Paloma, esta sim fica bem de frente para o mar, ops, para o Rio da Prata… ou seria mar mesmo? Rerere, vai saber né?

Abaixo seguem fotos e o mapa de sua localização:

FOTOS DO LOCAL:

PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher em cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.
PANORAMICA_COSTA_AZUL

MAPA DO LOCAL:

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 11/10/15 às 23:54
    marcos antonio silva.:

    e marcelo mesmo fora de nosso pais voce nao esquece o tema estaçoes ferroviarias o que foi o que esta em plena atividades mesmo com poucos recursos nesse segmento que sempre comento como e dificil de entender porque com o tempo o proprio homem que foi o pioneiro dessas construçoes levando progresso e varios surgimentos de tantas cidades em nosso estado atraves da malha ferroviaria se encontra em total abandono e esquecimento e pouco se aproveita para se transporta a grande riqueza que nosso pais produz malha ferrovias hoje e so lembrança de um passado que se foi para sempre que pena o sonho de se locomover atraves da malha ferroviaria conhecendo tantos lugares belos e mais levando a economia para varias cidades que dependia desse transporte sobre trilhos abs marcelo que seu projeto nao se apague como a historia ferroviaria de nosso pais vergonhoso de tantas robalheiras e vem nossa presidente quere construir uma ferrovia ligando brasil ao peru qual finalidade porque nao recupera o que tem aqui e volta como no passado de tantas magias e sonhos que se foi com as desativaçoes nesse segmentos abs marcelo mais um vez parabens pelo seu esforço e dedicaçao o sonho se acaba quando quem esta acima nao recupera esse valor historicos

Deixe seu Comentário