14/01/13

COSME VELHO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.12.2012
DESTINO: Estação Cosme Velho
LOCALIZAÇÃO: Município Rio de Janeiro – RJ
COORDENADAS:  22°56’25.97″S 43°11’54.57″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em uso pelo trem turístico do Corcovado
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1882
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro do Corcovado
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, funcionando e em ótimo estado de conservação
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Rodrigo Faustino, Daniel Calil, Guilherme Garcia Gomes e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Subir até o Cristo Redentor pelos trilhos do Trem do Corcovado foi uma experiência incrível. Olhar cada detalhe do morro e da Floresta da Tijuca pela janela do trem, nos deu a real impressão do quão difícil foi a construção daquela via, ainda mais na época em que foi concebida, lá pelos idos de 1880. Apesar do forte fluxo turístico, que movimenta muito o local, conseguimos bons momentos de resgate histórico, vimos cada detalhe da estação Cosme Velho (ponto de partida para o Cristo), sua oficina, museu, lanchonetes, lojas e afins. O trem está muito bem conservado, e ali tudo funcionava bem, mas acho bom deixar claro que estivemos lá numa terça-feira (dia comum), e ouvimos dos locais, que nos feriados a coisa piora bastante, devido as filas enormes e muita aglomeração de turistas. O passeio vale muito a pena, o trajeto é repleto de belezas naturais e, claro, vistas maravilhosas. O trem foi construído antes do próprio Cristo e já teve passageiros ilustres como Alberto Santos Dumont, o Papa João Paulo II, a Princesa Diana, Albert Eistein e claro… nós (brincadeirinha, pessoal). Enfim, eu indico a subida ao Corcovado pela estrada de ferro, sem dúvida. É uma pequena aventura que culmina certamente num dos pontos com a vista mais linda do mundo. É isso.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

3Comentários

  1. 16/01/13 às 3:19
    Amedar Consulting:

    Keep functioning ,great job!

  2. 26/05/13 às 19:44
    Jorge Luís de Abreu:

    Maravilhoso o seu trabalho! Estive no querido Rio de Janeiro em 1981, quando tive o privilégio de subir ao Corcovado, por esses trilhos.
    Ao ver o seu trabalho fiz uma viagem ao passado com gosto de presente. Tenho fotos e comecei a compará-las e pude (para o meu prazer) constatar que apesar de transcorridos alguins anos, a estação, o trem, afloresta estão intactas, bem preservadas.
    Parabéns ao Rio, parabéns a vocês da equipe que produzirão tão importante material.
    Cordialmente,
    Jorge Luís de Abreu. Teólogo e Historiador bahiano.

  3. 30/05/13 às 16:44
    marcelo:

    Muito obrigado Jorge. Proporcionar estes momentos é o que nos move. Abs

Deixe seu Comentário