21/02/13

CORRUPIRA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 13.02.2012
DESTINO: Estação Corrupira
LOCALIZAÇÃO: Município Jundiaí – SP
COORDENADAS: 23° 7’23.50″S 46°55’55.70″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1896
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, mas lá ainda existem restos da plataforma
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Corrupira é hoje apenas uma base de cimento tomada pelo mato alto, passamos por lá quando vínhamos de Jundiaí sentido Louveira. O acesso ao local da antiga estação não é dos mais fáceis, mas com atenção chegamos ao ponto exato. Fotografamos, filmamos, andamos por lá em busca de algum outro sinal do que um dia foi uma estação ferroviária, mas nada. Por lá, apenas uma pequena caixa-d’água sobre um alto suporte de concreto, a plataforma coberta pelo mato, uma escada de cimento, um poste semafórico enferrujado ao lado dos trilhos e uma casa amarela (provavelmente da turma de conserva) num nível abaixo ao da linha (por onde conseguimos o acesso até a estação) foi o que restou de Corrupira. Um jovem morador da casa foi bastante prestativo e nos levou ao ponto onde estava a plataforma, bem no Km 10.469 (demarcado num poste em frente), de onde pude ver, após uma grande curva, uma igreja ao lado de um pequeno pontilhão. Corrupira foi apenas um prédio de madeira com cobertura metálica, por isso me surpreendi por ainda existir tantos resquícios dela no local. De lá seguimos para Louveira, Vinhedo, Valinhos…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 07/08/13 às 6:51
    marcos antonio silva.:

    tanto esforço para construção desssas ferrovias para que. se não leva a lugar nenhum o principal disso e o carisma a nóstalgia que envolvia o transporte de passageiro daquela epóca com respeito e dedicação.

Deixe seu Comentário