21/01/12

CÓRREGO FUNDO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 02.11.2011
DESTINO: Estação Córrego Fundo
LOCALIZAÇÃO: Município Tambaú – SP
COORDENADAS: 21°37’40.82″S 47°21’55.67″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1882
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Abandonado, mas ainda em pé
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, José Antonio Thomaz e Daniel Franc

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Que lugar bonito. Com essa frase eu pontuei toda a narrativa deste local, que é realmente de uma beleza ímpar. A estação de Córrego Fundo, fica localizada numa região conhecida como Mina Rica, onde ainda existe um vilarejo e uma igrejinha, reformados recentemente. Por lá andamos bastante, vimos cada detalhe e colhemos o máximo de informações. O dia estava lindo, o céu azul e o clima ameno, o que melhorou muito a nossa percepção do local. De acesso bem difícil, a estação está hoje cercada e para se chegar até ela, é necessário passar por dentro de uma casa ao lado, e foi aí novamente que entrou a necessidade de sermos hábeis socialmente, e assim seguimos adiante. Estação em pé, prédio imponente, típico da Mogiana, caixas-d’água, dísticos, casas da antiga vila ferroviária, tudo ainda lá, tristemente abandonado. O local parece uma pequena cidade fantasma, curiosamente até com cadeiras no alpendre de uma das casas, numa cena bastante peculiar. Exploramos toda a região, pudemos perceber que dias antes, motoqueiros passaram por ali fazendo trilhas, pois a estrada de areia é realmente bastante convidativa para a atividade Off-Road. Córrego Fundo é basicamente um grande brejo com um lago ao fundo, e pelo que li somente após termos ido até lá, é um local que o exército usa para seus treinamentos de tiro, repleto de onças, lobos, cascavéis, escorpiões e toda sorte da fauna campestre. E o melhor e mais engraçado de tudo isso, foi sabermos destes detalhes somente agora, após termos revirado tudo por lá, rerere… Mas como deu tudo certo, demos boas risadas do ocorrido e de lá seguimos para Faveiro.

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POSTERS VINTAGE:
São ilustrações com base fotográfica, que faço sobre algumas estações que representaram algo para mim. Também tenho feito sob encomenda para pessoas que querem presentear alguém ou mesmo simplesmente tê-las para recordação de algum momento marcante, ou apenas como decoração. Todo o valor obtido com a venda destas telas, é revertido integralmente para custear novas expedições do Projeto. Nada é destinado a mim ou ao meu sustento, para isso: eu trabalho.
COLLECTION_07

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

8Comentários

  1. 25/02/12 às 18:44
    washington:

    Poxa estive nesta estação a 2 dias é muito bacanaa o cenário, parece mais uma pequena vila Fantasma mesmo Adorei conhecer !

  2. 28/05/12 às 17:36
    adirley pio nonino:

    Comojá relatei anteriormente,conheço cada palmo daquele chão de Córrego Fundo,poi foi alí que nasceu minha saudosa mãe em 1898. Naquela igrejinha de N.S. da Piedade,foi celebrado o casamento de meus pais em 1928. Na residencia de meus avós funcionava a agencia dos correios sob a responsabilidade de minha avó. Meus tios eram todos ferroviários da Mogiana, Mudaram-se para Tambaú em 1971 quando foi desativado aquele trecho da ferrovia . Corrego Fundo foi um lugar apaixonante. O seu trabalho é digno de elogio e merecido reconhecimento. Tenho postadas no Panoramio várias fotos de Corrego Fundo , feitas por mim em 1974/75, caso seja do seu interesse. Braços eparabens pelo trabaho ADIRLEY – Londrina Pr.

  3. 30/07/13 às 18:59
    JOSÉ ORLANDO NONINO:

    PARABÉNS PELO TRABALHO. FIQUEI EMOCIONADO COM AS FOTOS DE CÓRREGO FUNDO, ONDE MINHA MÃE ISOLINA NASCEU E CASOU COM ANSELMO, SOB AS BENÇÃOS DO PADRE DONIZETE TAVARES DE LIMA. MORÁVAMOS EM ORLÂNDIA, E NAS FERIAS DOS ANOS 45/50 PASSÁVAMOS NA CASA DE NOSSOS QUERIDOS AVÓS LUISA E RAFAEL BACCI. A FAMÍLIA ERA NUMEROSA, ERA UMA ALEGRIA IMENSA ENCONTRAR TODOS OS PRIMOS E TIOS. MUDAMOS PARA LONDRINA EM 1950, E MUITAS VEZES RETORNAMOS A CÓRREGO FUNDO, ATÉ SER DESATIVADA A ESTAÇÃO DA MOJIANA. MAIS UMA VEZ OBRIGADO PELAS FOTOS E PELO BELO TRABALHO COM AS ANTIGAS ESTAÇÕES DO BRASIL. FIQUEI MUITO EMOCIONADO. JOSÉ ORLANDO NONINO – MÉDICO PNEUMO PEDIÁTRA.

  4. 04/08/13 às 15:32
    Adirley Pio Nonino:

    Reitero meus cum primentos , manifestados anteriormente.Adirlei – Londrina pr.

  5. 18/08/13 às 6:18
    marcos antonio silva.:

    ano da construção 1882 ainda mesmo assim resisti a tantos anos a esperá de um milagre que será impossivel de acontecer tudo em volta está completamente abandonado .a natureza já está tomando conta daquilo que le pertençer co tanto descaso. ném os trilho eles deixaram para que também fosse catalocado .nesté documentários.abs

  6. 19/12/13 às 23:49
    andre:

    essa estação é semelhante a estação de sobradinho aqui no municipio de uberlandia mg

  7. 14/10/14 às 19:31
    marcos antonio silva:

    estação corrego fundo de sua historia ainda resite com a ação do tempo e o abandono do homem na sua conservação mesmo sendo desativadas por completo aqui existe tantas construções que ficaram a mercer da propria sorte lugar de belas paissagens pena que sua vida util foi interrompida nesse segmento sobre trilhos aqui quantos sonhos foram realizados no vai e vem das velhas locomotivas que cruzavam por este lugar quantas espera de alguem nessa plataforma foram vividas por muitos que aqui passaram por dentro de suas estalações enquanto durou sua vida util no transporte ferroviario aqui o tempo parou para esta estação mais sua historia estara catalogada nesta postagens como estamos vendo nos dias de hoje esse e o retrato na preservação da historia ferroviaria neste pais apenas abandono e grandes descasos nesse segmento sobre trilho por onde existiu a tão sonhada ferrovia em nosso pais como estara hoje a solitaria e abandonada estação corrego fundo de pe ou demolida pela ação do homem sua historia ficara na memoria de tantas vidas que passaram nas suas dependençias enquanto houve vidas e sonhos de muitos hoje esta como uma cidade fantasma a propria sorte esses são os nossos governos na preservação ferroviaria que não existe em qualquer e qualquer direção aonde hover trilhos ou não por esse imenso brasil um forte abraços a todos voces que fizeram parte desta historia fiquem com deus abs

  8. 24/05/15 às 15:09
    marcos antonio silva:

    o tempo passa muito depressa ainda mais nesse segmento chamado estrada de ferro por 2 razões não se recupera aquilo que ja existiu deste os primeiros kilometros de malha ferroviaria que foi construida pelo nosso patriarca que se dedicou nesse transporte que nos dias de hoje pouco se transporta atraves da malha ferroviaria que existi ainda e a outra razão foi a privatizações ao longo dos anos tudo foi entregue para grandes logisticas que nada faz para recupera a tão sonhada estrada de ferro as velhas construções que se denominava no chamado estações nem se quer existe mais todas foram completamente demolidas ou ainda estão de pe mais completamente destruida atraves do tempo e da ação do homem que nada faz para recupera a verdadeira historia ferroviaria em nosso pais de tantas desigualdades sociais e culturais pouco importa para eles a historia se resgata o que mesmo importa são lucros nada mais abs marcelo de marcos silva carapicuiba são paulo.

Deixe seu Comentário