11/11/11

CORONEL PEREIRA LIMA VELHA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 09.10.2011
DESTINO: Estação Coronel Pereira Lima Velha
LOCALIZAÇÃO: Município Sales Oliveira – SP
COORDENADAS: 20°53’40″S 47°52’51″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1910
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Abandonado, sem nenhuma utilização
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e José Antonio Thomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Coronel Pereira Lima Velha está localizada numa fazenda canavieira e fica bem atrás de um posto de combustível na rodovia Anhanguera, entre Ribeirão Preto e Orlândia. Estivemos lá e a experiência foi sensacional. Um lugar completamente abandonado e cercado por arame farpado. Com a ajuda de um morador da região, que encontramos no posto, chegar até lá foi tranquilo. É uma visão que hipnotiza, um prédio imponente numa região ampla, o que ressalta suas dimensões de longe. Estava tudo lá, casas da antiga vila ferroviária, caixa-d’água, dísticos, plataforma, guichês de passagens, avisos, enfim, tudo assustadoramente esquecido e preservado. Lá a sensação, como em outras tantas era de que estávamos diante do apocalipse, tal a quietude do local, as fotos dizem tudo sobre o local que merece ser visitado pelos interessados e até pelo não interessados. O mato deve dominar o local na maior parte do ano, mas quando fomos, a queimada da cana tinha nos feito um favor, por isso, nossa missão foi bastante facilitada, a energia do local é intensa, andar pelo amplo galpão daquela velha estação nos ofereceu sensações incríveis parecidas com as de Córrego Fundo, mas enfim, isso já é uma outra história.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

7Comentários

  1. 20/07/12 às 19:16
    JOAO CARLOS MODESTO:

    Simplesmente maravilhoso este site.Tomei conhecimento atraves de uma reportagem nesta semana, pela EPTV-São Carlos.Só vi esta reportagem,Coronel Pereira Lima Velha, e não totalmente, pois quero verificar uma por uma.Fotos muito boa, infomações, datas, realmente é um trabalho para mais de 20 anos como mencionado no começo do site.Vou recomendar aos meus amigos o site.Finalizando este site é MAGNIFICO.
    joao carlos modesto
    araras-sp

  2. 17/07/13 às 0:07
    marcos antonio silva:

    Marcelo como estas construções ainda resistem a tanto tempo de abandono.

  3. 19/08/13 às 7:51
    marcos antonio silva.:

    tantas construções largada com o passar dos tempos.mais uma ferrovia que ném existe mais com sua desativações por interesse desses governos.que não chegam a lugar nenhum com tanto abandono de nossas ferrovias.sérá descaso ou incompetencia de má administrações passadas que não levaram para lugar nenhum.apenas mais uma que ficou ná historia e passado de quem viveu está epóca.que não volta mais.abs

  4. 23/08/13 às 4:33
    marcos antonio silva.:

    o´la marcelo mais uma visita nesse segmento sobre nossas ferrovias o que leva está construção a resitir por vários anos desté a sua construção como podemos ver nessa sua reportagens de coragem sobre o que há é não fuciona mais com o decorrer dos anos sobre nossas ferrovias.a esperá de um milagre

  5. 02/11/14 às 22:49
    marcos antonio silva:

    Estação Coronel Pereira Lima Velha o que houve na sua vida desde a sua construção e a sua desativação nesse segmento chamado ferrovia ja se passaram seus 104 anos desde aquela epoca de muitas lutas para se levar sonhos desenvolvimento a tantos lugares nesse municipio que hoje em 2014 esse sonho de se locomover foi apagado de sua historia nesse transporte sobre trilhos o que houve de verdade o que aconteceu com seus passageiros nesse ramal todo ficou esquecido abandonado ate o dia dessa reportagens e hoje como esta a velha Estação Coronel Pereira Lima Velha sera que houve alguma mudança em seu estado de repouso sem conservação por esses politicos que não fazem nada na conservação desse patrimonio historico no setor ferroviario hoje infelismente não existe lei para a conservação de tantas construções no setor que um dia foi o sonho de muitos de se locomover atraves daquilo que existia no chamado estrada de ferro ferro foi os nossos governos deixa essa maravilha se acabar em tantas regiões de nosso estado e pais hoje não se ver transporte de passageiros em longa distancia entre São Paulo e Minas Gerais atraves de nossas ferrovias que com o passar dos anos todas foram privatizadas por esses governos incompetentes que na maioria não sabe nem fala diante do publico so sabe apagar essa historia ferroviaria não e isso Marcelo graças ao seu trabalho em resgata o que foi a verdadeira historia de nossas ferrovias em mostrar esse patrimonio que em muitos lugares esta completamente abandonados sem nenhuma conservação sem nenhuma utilidade para outros fins e isso Marcelo se não fosse seu trabalho em muitas vezes voce encontra tantos obstaculo em sua frente mais mesmo assim voce não desistiu em divulgar a verdadeira historia que nos dias de hoje se encontra nesse situação que estamos vendo graças mais uma vez a esse trabalho magnifico nas estaçõesbrasileiras o sonho de muitas delas ja se acabou mais em alguma basta coragem para recupera a historia ferroviaria de nosso pais de pouca importançia no setor ferroviario ate breve Marcelo continui com esse trabalho para que novas gerações possa compartilhar esse trabalho de tantas historias e lutas e sonhos de muito.

  6. 19/04/15 às 23:42
    marcos antonio silva:

    aqui a velha estrada se foi para sempre mais suas construções ainda persiste em manter viva a historia de um passado que todos se imaginava se manter viva por varias gerações mais em nosso pais chamado brasil tudo se constroi voltado nesse meio de transporte sobre trilhos mais pouco se faz para se conservar a historia verdadeira de um passado glorioso e de lutas de muitos que deram sua contribuição para surgi essa maravilha sobre trilhos mais pouco se faz para sua conservação e vida util em muitos lugares que surgiu atraves desse caminho de trilhos aqui tambem sua historia foi apagada por completo em diversas formas que possamos imaginar e simples se apagar a historia de muitos nesses caminhos chamado estrada de ferro abs a todos

  7. 13/03/16 às 3:00
    marcos antonio silva:

    este e o cenario das velhas construções neste mundo ferroviario em nosso pais quantos kilometro de malhas ferroviarias o nosso pais perdeu ao longo de muitos anos neste sentido e mais facil destivar do que conservar e mais com as privatizações da nossa malha ferroviaria pouco se fez em sua conservação em muitos lugares como vemos por estas reportagens estaçõesbrasileiras o sonho que virou ilusão e descasos em tantas regiões de nosso estado e pais por qual sentido de tudo isso neste tema estrada de ferro para onde foi tantos trilhos e suas desativações e abandonos descaso faz parte desse brasil neste tema que se fala sobre ferrovias.abs marcelo de marcos silva de carapicuiba sp.

Deixe seu Comentário