07/08/13

CONDE DO PINHAL

DATA DA EXPEDIÇÃO: 24.04.2013
DESTINO: Estação Conde do Pinhal
LOCALIZAÇÃO: Município São Carlos – SP
COORDENADAS: 22°06’01″S 47°50’48″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em pleno uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1884
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Rioclarense
STATUS DO PRÉDIO: Abandonado, tomado pelo mato e em ruínas
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Alexandre Zeri e Amarildo Lopez

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Conde do Pinhal é um prédio em ruínas no meio de um mato só. Ali ainda trafegam cargueiros, sendo que, dois deles nos fizeram companhia enquanto estávamos por lá. Prédio, plataforma, cabine de controle, postes da eletrificação, tudo lá, tomado pelo mato alto e o abandono nu e cru. Falar de função para um prédio naquela condição parece idiotice na atual conjuntura, mas deixar aquilo lá do jeito que está soa ainda mais idiota, além de muito triste. Conde do Pinhal já foi antigamente conhecida como “Colônia”, pois por lá, moravam alguns colonos alemães que trabalhavam na fazenda do Conde do Pinhal (Antonio Carlos Botelho). Andamos por todo lado, vimos trens, linhas mal cuidadas, entramos mato adentro na base do facão e procuramos tudo o que pudesse ser relevante para trazer para vocês. O resultado foi este, espero que tenham curtido. De lá, seguimos para Visconde do Rio Claro Nova e Velha, o que já é uma outra história…

PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.

De frente com Conde do Pinhal.

De frente com Conde do Pinhal.

Ruínas...

Ruínas…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER CONDE DO PINHAL

POSTERS VINTAGE:
São ilustrações com base fotográfica, que faço sobre algumas estações que representaram algo para mim. Também tenho feito sob encomenda para pessoas que querem presentear alguém ou mesmo simplesmente tê-las para recordação de algum momento marcante, ou apenas como decoração. Todo o valor obtido com a venda destas telas, é revertido integralmente para custear novas expedições do Projeto. Nada é destinado a mim ou ao meu sustento, para isso: eu trabalho.

COLLECTION_03

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

4Comentários

  1. 08/08/13 às 22:15
    marcos antonio silva.:

    olá marcelo boa noite estou curtindo as novas postagem de seu trabalho e sua equipe.marcelo mas um descasso dos governantes do passado e presente com dinheiro público .sé constroi e abandona logo em seguida.(como exemplo os hospitais e a segurança de nosso estado tudo largado a propria sorte) não sei como essas locomotivas consegue trafegar nesses trilho tomado de mato como vemos na sua reportagem. parabéns mas uma vez marcelo. vou olhar em seguida 2 postagem destá semana.abs.

  2. 09/08/13 às 2:53
    marcelo:

    Valeu Marcos pelos comentários e claro, pelas visitas constantes. Espero contar sempre com elas. Continue acessando, que continuarei postando. Abs

  3. 27/08/13 às 6:13
    marcos antonio silva.:

    olhando para cada uma destá estações ao longo de sua construção o que podemos analisar são os detalhes de cada uma delas.tudo foi pensado desté o projéto inicial de cada uma. agora para que de tantos detalhes se logo em seguida tudo foi esquecido.é largado a própria sórte.nesses segmentos falando sobre o tema ferrovias.o que parecer que todas essas ferrovias que foram construidas a tempos atrás nada significou para segui adiante nós lugares em cada uma delas foi erquida.ao mesmo tempo esquecido pelo nossos governantes.são essas repostá que a sociedade quer ouvir de seus póliticos.o que fazer para recuperar esses longos trajéto que ligava cidades através de seus rámais.hojé não restá absolutamente nada para conta o ano de sua construção quanto tempo durou a suas relátivas atividades nestá regiões.abs.

  4. 14/09/13 às 0:11
    marcos antonio silva.:

    boa noite marcelo esté comentário se refere-se ao estado do rio de janeiro.como nós sabemos que lá também a situação dos trens metropolitanos não está facil para os usuários como podemos ver todas os dias na tv. a situação é muito degradante para os usuários trens super lotados todos os dias a rede ferroviaria muito velha é como também os trens.que já circula a mais de 40 anos de uso é mais a espectativa de melhora para essa situação mo estado do rio de janeiro é só para junho de 2014 essa foi a resposta do secretário de transporte.essa é a realidade desses dois estado com esse meio de transporté público .trens velho é super lotados todos os dias para essa população que já sofre com violencia falta de hospitais falta de morádia é muito mais.é vem nosso governo em falar de trem bala é como falei no outro coméntarios vamos investir naquilo que está parado é abandonado por tantos anos.38.000 milhões dária para compra trens novos para os usuários do rio de janeiro é recuperar boa parte da malha ferroviaria no estádo de são paulo que não são poucas como podemos ver na sua reportagens sobre o temá ferrovia.são esses o grande descaso que vemos todos os dias.não se investe em nada para nós usuarios desse meio de transporte que no passado não muito distante.foi motivo de tanto orgulho na epóca de suas contruções.é tudo parou no tempo não é por falta de dinheiro. mais sim com o descaso com esse meio de transporte para nós usuários.daqui a pouco vamos tudo novamente falando em investimento na epóca de eleição nesse segemento chamado ferrovia dá pra acreditar neles sim ou não vamos ver.trem bala em outros paises é coisa do passado existé outro trem mais rápido é mais barato tanto no seu investimento como na passagem.é vem novamente o governo em falar desse trem que para outros paises já está sucateado.abs marcelo fica com deus até mais.

Deixe seu Comentário