14/09/14

CARLOS GOMES NOVA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 03.03.2014
DESTINO: Estação Carlos Gomes Nova
LOCALIZAÇÃO: Município Campinas – SP
COORDENADAS: 22°45’04″S 47°00’00″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em pleno uso turístico
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1929
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, muito bem conservado e servindo como estação turística e oficina da ABPF
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Jeferson Tomaz Querino, Claudinéia de Marchi e Carolina Rodrigues Tomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A estação Carlos Gomes Nova fica entre Anhumas e Jaguaríuna e, como as outras duas, um dos lugares mais incríveis que já encontrei nestas minhas idas e vindas pelo universo ferroviário brasileiro. Hoje, uma estação turística, também funciona como oficina de manutenção e restauração de trens antigos. Estivemos lá num dia calmo, fora de temporada e durante a semana, o que nos facilitou demais a vida, Tivemos tempo e liberdade para visitá-la e explorá-la com calma, curiosidade e muita parcimônia. Andamos pelo local, conhecemos o prédio do final da década de 1920, extremamente bem conservado (vide galeria de fotos e mini-filme), vimos cada uma das locomotivas à vapor e a diesel, a plataforma, os dísticos, a sinalização, guichês de vendas de bilhetes, sino, placas, “meu Deus”, estava tudo lá, parecia um sonho. O trabalho realizado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) naquele trecho é notável, pena não ter encontrado naquele dia algum responsável, para poder agradecer em nome dos muitos admiradores do tema férreo. Pude contar com o Jeferson, o meu sobrinho e parceiro de captação naquele dia, o que facilitou o processo de coleta de imagens. É o típico lugar que deve ser visitado e “vivido” pelo máximo de pessoas possível, pois tem muito a contar. Para quem quer proporcionar um contato verdadeiro, e próximo com o tema ferroviário, não deve perder a oportunidade de visitar este local, ou melhor, este trecho mágico, entre Jaguariúna e Anhumas em Campinas. De lá, seguimos para Pedreira…

PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:
Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher em cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.
CARLOS_GOMES_NOVA_PANORAMICA_01

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER CARLOS GOMES NOVA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

11Comentários

  1. 25/09/14 às 14:29
    marcos antonio silva:

    ano de sua construção 1929 de lá pra cá quantas historias já passou por dentro de suas instalações quantos momentos de alegrias de saudades de um tempo que em muitos lugares aonde ouve o segmento chamado ferrovia nem se quer existe exemplo maior de preservação esta aqui na conservação da estação Carlos gomes nova no seu atrativo das locomotiva bem conservadas sendo ainda utilizadas no transporte turísticos ainda bem que ABPF conservou esta estação ate nos dias de hoje vendo nessa reportagens da gosto de visitar o que foi motivo de tanto orgulho no passado de nossos pioneiros nesse setor que a medida dos anos que se passar esta deixando de existir em diversas regiões e estado de nossos pais parabens Marcelo pela sua reportagens em mostra em divulgar essa relíquia que esta em plena atividade ate o presente momento desta reportagens nem tudo esta perdido na historia de nossas ferrovias ate mais abs.

  2. 25/09/14 às 14:42
    marcelo:

    Valeu mais uma vez Marcos!

  3. 26/09/14 às 0:50
    Ariel Alfredo Lopes:

    Essa locomotiva a 1170 foi do ramal de Valença-RJ. E meu tio Jairo Medeiros conduzia pelos trilhos do ramal de S.Rita de Jacutinga-MG e de Afonso Arinos.

  4. 26/09/14 às 23:59
    zenildo jose da silva:

    eu fiquei impressionado com tanta beleza na estação Carlos gomes nova eu não consigo entende poque nosso governante sucateio nossa malha ferroviária em todos pais desenvolvido o trasporte ferroviário te prioridade e preciso acaba com o costo brasil e um caminho e o trem nos trilho vamos convocar associedade para reivindica a volta dos nossos trem ACORDA BRASIL ESTAMOS DE OLHO!!

  5. 27/09/14 às 16:50
    arival cleo lambert:

    lindo de mais sou deste tempo das locomotivas em petropolis r/j alto da serra.

  6. 27/09/14 às 19:17
    maria julieta bertazzi:

    parabéns a vocês que contribuem para a preservação da memória histórica ferroviária do Brasil. Belo trabalho !

  7. 27/09/14 às 21:36
    José Vieira Pinto:

    Dias e horarios de passeio, e os preços dos passeios, sobre restaurantes. Fico muito agradecido,,,

  8. 02/10/14 às 21:13
    marcos antonio silva:

    a cada visita novas e antigas no segmento chamado ferrovias como e bom ver tantas pessoas que ainda curti o que foi de nossas ferrovias nao muito distantes nessas postagens que tanto mostra os grandes descaso desde que nossas ferrovias foram passada para grandes empresas logisticas que nao se importa com o passado de cada uma delas esse e o retrato verdadeiro de grandes descasos com a malha ferroviaria em nosso pais que al inves de preservar essa reliquia nossos governentes fecham os olhos para esse transporte com o passar dos anos vem sendo lapidados e abandonado por diversas regioes em nosso estado e pais parabens novamente marcelo em mostrar a verdadeira historia de nossas ferrovias por isso que existe tantos seguidores em suas postagens no tema ferrovias o sonho ainda nao acabou ate mais abs.

  9. 03/04/15 às 23:13
    marcos antonio silva:

    o que se resume estrada de ferro para muitos e caminho de liberdade sem limite para se chegar ao seu destino não importando com obstaculos que possa sugir em sua frente mais com o passar dos anos nossas malhas ferroviarias esta sendo desativadas em diversas regiões por onde exsitiu ou ainda exista essa joia que foi trazida de fora pelos ingleses que aqui deram sua contribuição nesse segmento ferrovario mai ou inves de se preserva essa reliquia de tantos contrastes que foi construida esse caminho de trilhos para se chegar a diversos lugares que ficaram a espera desse transporte que hoje em 2015 ja não existe em muitas regiões de nosso estado e pais sera que as que existe serão preservadas ou desativadas ou removidas do mapa esse e um pais que pouco se importa com esse caminho de trilhos de tanto lugares belos que fazia parte de seu trajetos que muitos ficaram a espera do outro lado para se chegar ao seu destino o sonho de nossas ferrovias esta sendo lapidados a historia esta sendo apagadas em muitas regiões por onde existiu esse caminho aba marcelo.

  10. 13/03/16 às 2:15
    marcos antonio silva:

    ao visualizar este cenario quantas vezes for possivel como seria voltar ao passado de um tempo que jamais pudesse ser apagado em muitas regiões onde houver as nossas ferrovias que hoje tudo foi completamente apagadas ou mais abandonadas por empresas que aqui vieram para acabar com essa historia de tantas lutas e desbravamento no passado não muito distante que pena que tudo isso acabou no sentido ferroviario para onde foi o sonho de se locomover por trilhos por regiões belas que so viveu nesse periodo pode sentir o verdadeiro desejo de locomover atraves das estradas de ferro por onde existiu em muitos lugares abs marcelo continui com este projeto que so voce pode levar a tantos lugares de nosso pais de marcos silva carapicuiba sp.

  11. 24/04/16 às 15:34
    pedro:

    gostei muito boa a estação de trem

Deixe seu Comentário