02/03/15

CAPÃO DA CRUZ

DATA DA EXPEDIÇÃO: 17.11.2012
DESTINO: Estação Capão da Cruz
LOCALIZAÇÃO: Município Luís Antônio – SP
COORDENADAS: 21°27’51.88″S 47°52’14.13″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1911
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Claudinéia de Marchi, Dog e Junior.

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Num desses finais de semana sem nada para fazer, resolvi pegar a minha família e ir até a estação Capão da Cruz. Não muito distante de Ribeirão Preto, o local está na cidade vizinha de Luís Antônio, e o motivo para uma pequena viagem, fora do lugar comum, já se fez presente e justificou toda a “quizumba” de se levar dois Schnauzers a tiracolo pelo meio dos canaviais ensolarados. Saímos em busca de uma estação que sabíamos já não mais existir, porém ainda tínhamos um fio de esperança de podermos encontrar resquícios de sua construção, ou quem sabe, até algum antigo morador do local, para nos “nutrir” de histórias, mas tudo em vão. Por lá, pelo caminho, algumas casas abandonadas, um lindo lago e mais nada. Cana e mais cana ilhavam o local da velha estação da Mogiana do restante do mundo. Chegando, nada foi encontrado, a não ser algumas pedras, que não posso afirmar com certeza terem pertencido a construção original do prédio ferroviário. A estação seguia o padrão arquitetônico da Companhia Mogiana e se assemelhava muito as demais do Ramal de Jataí (especialmente a de Silveira do Val), a qual pertencia. Foi desativada em 1957 e desde então, pouco se falou ou sabe-se dela. Eu fui até lá e vi o imenso “nada” existente no local. Frustração? Não, de forma alguma… vivência!

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER CAPAO DA CRUZ

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

5Comentários

  1. 23/03/15 às 0:26
    marcos antonio silva:

    aqui ja se passou 104 desta estação que nos dias de hoje nem se quer existe mais o que existe em seu caminho nos dias de hoje são plantações de cana de açucar aqui a velha ferrovia que existia durou apenas 46 anos de atividades por onde trilhou esperança e sonhos que foram eterrompidos por tantos descasos com esse caminhos que se foi que pena que esse e o fim de tantas ferrovias que cruzaram tantos municipios e lugares belos que so quem presenciou pode falar de tantas belezas que existia enquanto durou a estação capão da cruz aqui nada restou esse e o brasil de tantas corrupção o passado não se mistura com esse presente de falta de investimentos nesse setor chamado estrada de ferro ate breve marcelo abs.

  2. 23/03/15 às 0:36
    marcos antonio silva:

    esqueci de comentar marcelo que belo cenario que envolvia a velha estação dessa simples moradia de seu lago que fazia parte de um cenario que foi apagado com sua demolição tanto da estação e juntamente de sua ferrovia aqui a historia foi apagada para sempre mais o cenario não abs.

  3. 30/03/15 às 1:07
    marcos antonio silva:

    a cada visita nessa tema que abrange as estaçõesbrasileiras podemos ver o tamanho descasos com esse meio de transporte sobre trilhos em diversas regioes de nosso pais a grande malha ferroviaria hoje se resume em pequenos trajetos e mais o volume de cargas por esse meio de transporte vem caindo gradativamente a cada ano que passa e as empresas que hoje opera nessas regioes pouco faz para resgata o volume de cargas sobre trilhos o que parece predominar em todas elas e simples nada se faz para atrair o grande volume de cargas que era transportado no passado hoje tambem não existe mais os grandes armazens que fazia parte as suas margens de cada ferrovias que existia ou que possa exister esse e o retrato nos tempos de hoje as grandes malha ferroviarias que existe simplemente estão desativadas por mero caprichos dessas logisticas parece uma combinação para se transporta tudo pela rodovias e não pela ferrovias exemplos de tamanho descasos são com as estções (passagem macuco e tantas outras que podemos ver aqui nas estaçõesbrasileiras) quantas estações que aqui estão catalocadas quantas que ainda esta operando como no dia de sua inauguração são poucas esse e o retrato do grande descasos com esse transporte sobre trilhos nos dias de hoje abs

  4. 07/06/15 às 17:41
    marcos antonio silva:

    são paulo o estado aonde desativou tantas ferrovias por onde existiu em tantos cenarios magnificos de sua cidades e seu povo que dependiam dessa maravilha chamado estrada de ferro e seus cenarios que faziam parte de sua historia tantos lugares ficaram no esquecimento sem esse meio de transporte que tanto contribuiu para o crescimento de diversas regiões esse foi o presente de nossos politicos em nosso estado de são paulo desativar e a forma de apaga a historia de muitos que contribuiu nesse segmento para si levar riqueza e sonhos de muitos que foi interrompido no momento de suas desativações são paulo o estado rico mais com sua historia em conservação ferroviaria e tão pobre tudo ficou no passado mais aqui nas estaçõesbrasileiras voce ver a verdadeira historia ferroviaria de um passado que jamais voltara como no inicio de suas atividades no periodo de orgulho e vontade de fazer essa reliquia levar prosperidade e sonhos de muitos abs marcelo de marcos silva carapicuiba são paulo.

  5. 25/07/16 às 1:20
    Aparecido Izidoro:

    Morei prJoximo das estações de Joaquim Firmino,Silveira do Val e monteiros.Procuro o traçado dessas estações.Procuro a fazenda Santa Dulce .

Deixe seu Comentário