24/07/13

CAIXA-D’ÁGUA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 11.02.2012
DESTINO: Estação Caixa-D’água (Parada)
LOCALIZAÇÃO: Município Itariri – SP
COORDENADAS: 24°17’43″S 47°06’29″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, apenas alguns trechos
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1937
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Sorocabana
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, é apenas um estribo com cobertura de telhas de amianto
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A estação (parada) Caixa D’Água foi construída pela Estrada de Ferro Sorocabana, no Ramal de Juquiá, e está localizada entre as estações Ana Dias e Raposo Tavares, todas elas no município de Itariri, próximo a Peruíbe, litoral sul de São Paulo. Foi erguida com a finalidade de ser o último ponto de abastecimento das locomotivas antes da subida da serra, daí a origem do seu nome. Estivemos lá, vimos com riqueza de detalhes quase todo o ramal, mas nesta parada especialmente, pudemos explorar com mais cuidado. Andamos, vimos a plataforma (um estribo com cobertura de ferro coberto por telhas), a marcação de quilometragem feita à mão por algum entusiasta ferroviário no banco de cimento, dava um ar de vida ao local. Ali, cercado por bananeiras, num clima úmido e quente, a sensação era de que estávamos naqueles filmes de guerra do vietnã, rerere… Caixa D’Água é um lugar bonito, tem uma estradinha de acesso que leva à rodovia principal que liga Peruíbe a Itariri (vide mapa abaixo), e que sai bem próximo de uma passagem de nível aonde ainda dá para se ver os trilhos do ramal. Por lá, documentamos a plataforma, a caixa d’água, o entorno e seguimos para Ana Dias, pouco à frente.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER CAIXA DAGUA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

3Comentários

  1. 24/07/13 às 21:41
    andre:

    lugar lindo ,tem que ser preservado , os trilhos ,essa casa ,eu viajo minha memoria nesses lugares .

  2. 31/07/13 às 23:17
    marcos antonio silva.:

    ola marcelo boa noite bela paissagem em torno desses trilho e casa pena que esteja desativado como muitas outras estaçao e ferrovias em nosso estado marcelo por qual motivo de tantas estaçoes e ferrovias foram desativadas ao longo do tempo voçe tem essa resposta para nos abraço.

  3. 05/11/14 às 20:39
    marcos antonio silva:

    como podemos imaginar que com o passar dos anos essa maravilha sobre trilhos pudesse se chegar nessa situação em desativação sem nenhuma utilidade para se levar progresso a esta região ou em muitas outras que fazia parte desse ramal no tempo de tantas alegrias de se locomover por esta região de belo cenario e historia que foi vivida atraves desses trilhos que hoje esta assim adormecido sem vida sem utilidade para se transportar o que foi do passado e presente que foi interrompido com o passar dos anos como estara hoje esta ferrovia em 2014 ainda existe ou não ou foi apagada por completo como muitas outras que aqui vemos nessas reportagens das estaçõesbrasileiras abs marcelo.

Deixe seu Comentário