29/04/13

BUENÓPOLIS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 14.04.2012
DESTINO: Estação Buenópolis
LOCALIZAÇÃO: Município Cravinhos – SP
COORDENADAS:  21°19’2.03″S 47°45’49.17″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1897
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em ruínas, algumas paredes ainda resistem
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Jeferson Tomaz Querino

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Encontrar Buenópolis não foi muito fácil, tivemos que achar um antigo morador de Cravinhos, que nos indicou o caminho das pedras literalmente, pois da velha estação, somente algumas pedras restaram no local. Um esqueleto em ruínas encravado no meio do mato, cercado por um mar de cana por todos os lados. Foi exatamente esta visão que tivemos ao chegar no lugar aonde um dia existiu um ponto de embarque de pessoas e sacarias de café. A estação foi construída para atender a Fazenda Buenópolis, que até hoje mantém o mesmo nome e tem a sua entrada principal voltada para a Rodovia Anhangüera, um tanto longe do local da estação. A primeira pista que tivemos, era de que ela estaria bem ao lado de uma enorme fileira de mangueiras que ficam atrás da cidade de Cravinhos. Chegando lá, já pelo aclive acentuado da estradinha das tais mangueiras, vi que por ali jamais poderia ter passado uma linha, pelo menos não sem cremalheira. Então fomos atrás de novas informações pela cidade afora. Conseguimos através de um andarilho que passava próximo de onde estávamos, que nos indicou exatamente, aonde segundo ele, estariam os “paredões” de tijolos aparentes, com o descritivo “Buenópolis” ainda pintado neles. Sendo assim, encontramos as ruínas do prédio, seu interior e plataforma cobertos pelo mato alto, os frontões ainda em pé, ostentando em um dos lados o nome da estação e mais nada. Tentamos entrar, cortando o mato alto com nossos facões, inclusive, foi lá que o Jeferson, meu sobrinho de 15 anos recebeu os seus primeiros ensinamentos da arte do corte com facão em canaviais, rerere… brincadeiras à parte, conseguimos documentar o local e seguimos para Bifurcação, do outro lado da cidade.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER BUENOPOLIS

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

6Comentários

  1. 15/08/13 às 16:31
    marcos antonio silva:

    boa tarde marcelo.estou novamente curtindo estaçoesbrasileiras.sobre nossas ferrovias.aqui não tem muito que comentar atualmente mais sim no passado existiu uma ferrovia nesta regiao que hoje o que podemos ver que a vegetaçao esta retomando o seu lugar juntamente com esse canavial daqui algum tempo sera coberto por completo e a historia dessa ferrovia ficara no seu registros mais para quem travegou por essa regiao de trens ficara apenas na memoria como recordaçoes abs.

  2. 21/04/15 às 3:24
    Celia Regina robbi:

    Ola Marcelo tudo bem? Eu gostaria de saber se você possui alguma informação sobre a Fazenda Buenopolis, quer dizer onde eu poderia encontrar registros sobre os antigos imigrantes que trabalharam na fazenda, estou a procura de registros de meu Bisavo, e ele foi para essa fazenda quando veio da Italia.
    Desde já agradeço a atenção
    Célia

  3. 22/04/15 às 10:21
    marcelo:

    Oi Célia tudo bem? Estive lá há algum tempo, mas não consegui entrar na fazenda, fui apenas nas ruínas da estação. Já tentou na biblioteca de Cravinhos? Abs

  4. 10/03/17 às 0:48
    Letícia Viana:

    Oi Marcelo, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho, é incrível! Eu gostaria de saber se você tem alguma informação sobre a estação de Cravinhos, atual sede do SAAE. Estou fazendo meu TCC sobre ela e estou tendo dificuldades pra achar informações, encontrei pouca coisa na biblioteca municipal. Desde já, muito obrigada!

  5. 13/03/17 às 15:11
    marcelo:

    Oi Letícia, infelizmente Cravinhos Velha eu ainda não visitei. Abs

  6. 25/07/17 às 1:46
    Ricardo André Zorzato Caldieraro:

    Caro Marcelo,
    Revendo o passaporte da minha avó Elvira Varnier, expedido em 24 de junho de 1921, em Treviso (Itália), observei que o destino dela, aqui no Brasil era: “Fazenda Buenopolis, Mun. Cravinhos”.
    Mais um indício da importância desse local, hoje abandonado.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Abraço!

Deixe seu Comentário