26/06/13

BROTAS NOVA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 24.04.2013
DESTINO: Estação Brotas Nova
LOCALIZAÇÃO: Município Brotas – SP
COORDENADAS: 22°17’16″S 48°06’42″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em pleno uso
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1929
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo com secretaria de obras da prefeitura
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Alexandre Zeri e Amarildo Lopez

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Chegamos à estação de Brotas vindos de Itirapina, e logo de cara, a rua de Paralelepídos que dá acesso a ela nos chamou bastante a atenção. Um clima nostálgico se fez presente por ali, acho que em boa parte por causa das construções antigas do prédio da estação e do grande armazém ao seu lado. Por lá, andamos, colhemos fotos e vídeos, conversamos com alguns trabalhadores do local que nos contaram suas lembranças, sempre com uma grande carga saudosista, típico de quem viveu o universo ferroviário a fundo. Por lá funciona hoje um departamento da prefeitura municipal, (o de infra-estrutura, se não me engano) suas oficinas e também a garagem. É um prédio bonito e o contraste do seu amarelo com o azul do céu, nos deu belas imagens daquele conjunto arquitetônico, que um dia foi de suma importância para a localidade, certamente hoje, não mais. Andei por lá, vi a plataforma em detalhes, as plaquetas de sinalização, a cabine de controle, mas não havia por lá as placas nem de quilometragem, nem de altitude. Fiquei sabendo que a estação esteve abandonada por vários anos e foi reformada pela prefeitura para abrigar seções do órgão. Esta é a terceira estação da cidade, tendo sido construída pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 1929, juntamente com a mudança (retificação) do trecho que segue até Jaú. Trens de passageiros passaram por ali até 2001, e até hoje a linha é utilizada para o escoamento de cargas no sentido Santos, pela ALL e MRS. Foi bom ter conhecido aquele local, a energia emanada por lá é perceptível, enfim, por enquanto é isso.


PANORÂMICAS DA ESTAÇÃO:

Com o compromisso de oferecer o máximo de detalhes que puder colher cada local visitado, agora disponibilizo também imagens panorâmicas, para que tenham a sensação não só da estação, como também do seu entorno, espero que curtam.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER BROTAS

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

4Comentários

  1. 27/06/13 às 20:35
    Walter de Lima:

    Marcelo e equipe, boa tarde!

    Quero parabenizar a iniciativa e o trabalho de vocês e o empenho e amor com que conduzem esta expedição magnifíca. Tenho entrado em sua pagina praticamente todos os dias, e tenho me deleitado com tanta história de nosso país tão rico e imenso. Na verdade sinto um pouco de inveja de vocês, pois gostaria de estar no lugar de vocês fazendo este trabalho maravilhoso. Como já estou convencido de que nossos governantes nada farão a respeito, (pois o que aí está e como está) foi deixado ao acaso justamente por eles, vou continuar usufrindo da companhia de vocês em sua expedição saudosista e histórica. Esse registro com certeza servirá para mostrar ao meu filho, o quanto de história possuímos e o quanto de descaso ficou, sem nehuma justificativa ou explicação. Servirá para mostrar a ele como não fazer as coisas.
    Mas uma vez obrigado pelo trabalho e um grande abraço a todos vocês!
    Saibam que viajo com vocês a cada expedição!
    Um grande abraço!

    Walter de Lima
    Suzano, SP

  2. 28/06/13 às 1:54
    marcelo:

    Nossa Walter, obrigado pelo elogio e tenha a certeza de que a cada expedição, cada vez mais penso nas tantas pessoas, que como você viajam com a gente por todos estes lugares ora maravilhosos, ora nem tanto, por este país afora. Conto com sua presença por aqui sempre. Abs

  3. 03/08/13 às 23:48
    marcos antonio silva.:

    olá marcelo pelo que pude ver aqui nessa reportagem e que os trens de passageiros trafegou nessa região até 2001 por qual motivo nesse segmento foi desativado os trens de passageiros mais uma vez falta de lucro ou falta de passageiros nesse ramal. e mais está estação ao meu ver precisa também de uma reforma com pintura urgente mais um descaso de quem ali está operando está estação até logo.

  4. 21/04/15 às 22:17
    marcos antonio silva:

    felicidade era ser transportado atraves dessas maravilhas sobre trilhos que sempre trazia esperança e sonhos para muitos que estavam sempre a sua espera não importando as dificuldades que poderia sugir em seu caminho não importando os poucos recursos naquela epoca de pouca tecnologia que estava a sua disposição hoje os tempos estão mais modernos mais pouco se faz para salva a verdadeira historia ferroviaria de nosso pais e atraves desse site que podemos ver como foi como esta nos dias de hoje o que resta das nossas ferrovias que foram construidas no seculo passado para se levar tantas esperança atraves desses caminhos que nos dias de hoje pouco resta dessa historia abs marcelo continui com esse trabalho magnifico e de tantas lutas atraves desses caminhos cheios de obstaculo e perrigosos que voce e sua equipe ja presencio em sua frente boa sorte a voces em novas aventuras nesse 2015 abs a todos

Deixe seu Comentário