24/03/16

BOSA*

ESPECIAL COLÔMBIA
Nas seções especiais, diferentemente das demais, o intuito é mostrar de forma rápida, algumas estações em que estive fora do Brasil. É somente uma forma de compartilhar informação e vivências acerca do tema ferroviário, de forma breve, leve e descontraída. Espero que curtam.

 

ESTACIÓN BOSA / Maio de 2013
Inaugurada em 1899 a estação de Bosa tem, por onde quer que se pesquise, uma relevância interessante no tocante a sua arquitetura (?) que, sinceramente, estive no local e pude ver que não é nada demais, perto dos espetaculares prédios que temos enfurnados pelo interior do Brasil. Mas enfim, voltemos a Bosa, que era uma estação para escoamento de produtos agrícolas da região e que hoje fica as margens de uma grande rodovia denominada Autopista Sur. Chegar até ela não foi fácil, ninguém em Bogotá (motoristas de taxis) sabia muito a seu respeito, meu espanhol é parco, mas meu gestual e minha perseverança compensaram tudo isso. Andamos bastante num trânsito lazarento, passamos por lugares de fazer inveja a quaisquer subúrbios brasileiros, até que chegamos a pequena estação Bosa. Tudo lá estava lacrado, muita gente ao seu redor transitando freneticamente e pelo que pude ver, ela hoje é uma fundação cultural local. De lá, voltei para o hotel em Bogotá, numa jornada bastante turbulenta, lenta e cansativa de carro pelo trânsito colombiano, mas certamente, valeu cada dissabor.

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 03/04/16 às 22:38
    marcos antonio silva:

    e marcelo não nada facil em documentar a historia ferroviaria mesmo longe do brasil ao que parece nada por ai e diferente do brasil com o passar dos anos tudo se transforma nisso em que estamos vendo atraves desta reportagens mostrando como e o cenario ferroviario neste pais mais uma vez belo trabalho parabens em se aventurar neste mundo cheio de constrastes do sugirmento e do fim da historia ferroviaria neste lugar desde ja agradeço em compartilhar desta historia que so voce pode propocionar abs de marcos silva carapicuiba sp.

Deixe seu Comentário