13/12/13

BETA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 14.04.2012
DESTINO: Estação Beta
LOCALIZAÇÃO: Município São Simão – SP
COORDENADAS: 21°23’25″S 47°40’10″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1913
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido, nada restou no local
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Jeferson Tomaz Querino

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Beta é uma estação pouco conhecida, pelo menos, o material de pesquisa disponível sobre ela é bem escasso. Andando pela região, consegui colher alguns relatos num evento ferroviário da extinta E.F.S.P.M. (Estrada de Ferro São Paulo e Minas) na antiga estação em Bento Quirino, aonde dois ex-maquinistas, se referiam-se a ela como “Bêta”, mas disseram nada ter sobrado dela, e nesse ponto estavam corretíssimos, mas ainda assim, fui até o local para garantir né? Chegando lá, não encontrei nada a não ser o possível local da sua localização, é uma área descampada e dá para perceber claramente por onde o antigo leito do troco original da Cia. Mogiana passava. Hoje apenas algumas árvores marcam o local. Aparentemente as informações batem, e ali tem toda a cara de ter sido realmente o lugar aonde a velha estaçãozinha viveu por mais de 50 anos. Um detalhe importante é que o lugar está no município de São Simão, próximo a antiga estação Tibiriçá (também desativada), e não em Cravinhos, como tenho encontrado relatado em pesquisas. Tudo hoje está no meio da cana… Mas ao escrever esta frase penso: Tudo o quê? Por lá não há nada….

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER BETA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 15/12/13 às 21:54
    marcos antonio silva.:

    estação beta.o que falar destá que um dia foi uma ferrovia trazendo é levando sonhos a tantos lugares nestá região como não expressa a tristeza por não conhece .apenas por fotografia aquela que um dia.1913 foi inaugurada a tao sonhada ferrovia cruzando o interior desse imenso estado chamado são Paulo. que infelizmente não se preocupa com o seu passado glorioso de tantas lutas para desbrava cada caminho. cada momento de quem viveu nessa época de orgulho chamada ferrovia. ferrovia está co o passar dos anos está se acabando por completo. não só em nosso estado mais sim em vários outros por onde a ferrovia foi criada para levar o progresso de tantas riquezas que esses lugares ofereceu a cada momento de sua existência. mais com o passar dos anos vem se acabando por mero capricho de nossos governantes. esse é o retrato de nossas ferrovias que em muitos lugares por onde existiu. deixou saudades ao seus moradores. é trabalhadores que viveram a mágia de se locomover por esses trilhos é estação que mais uma vez com o passar dos anos vem se acabando. nessa não restou nada conforme postagem é comentários. dessa pessoa que vem lutando para levar é trazer a tao riqueza do passado chamada ferrovia para nós mais infelizmente está em decadência a cada momento a cada instante a cada ano que passa. é nada é feito para conserva é recuperá esse passado que em tantos lugares não volta mais para quem viveu esse momento glorioso é feliz. hoje o que restou foi apenas falência por onde a mao de nossos políticos coloca para destruir esse passado glorioso chamado ferrovia. até mais Marcelo fica com deus a todos nós. que esse trabalho em 2014 continui. com coragem é pessamento positivo porqué se for depende desses politico nada é feito apenas por seus interesse. exemplos vida boa quanto ao povo nada é feito no transporte na saúde na segurança é na habitação como cintei em outro comentários. abs Marcelo de marcos silva. bom inicio de semana para todos nós.

  2. 17/12/13 às 23:00
    marcos antonio silva.:

    olá Marcelo boa noite. este comentário é sobre o seu trabalho durante este ano que está no fim. Marcelo qual o resumo de sua viagens para catalogar cada detalhes desta estação é ferrovias que estão abandonada. é aquelas que ainda estão tentando sobreviver a qualquer custo. mesmo com o grande descaso de nossas autoridades que deveriam cuidar desse patrimônio glorioso do passado. que com o passar dos anos como sempre vem sendo lapidado por completo. não só pelo governadores mais sim pelos prefeitos destas região aonde existia e aonde existe mesmo no segmento de outras atividades. qual o resumo de ver todo esse patrimônio que tantos lutaram para sua construção e sua existência em lugares desconhecido por muitos. qual a sua visão para 2014 ano de carnaval. copa do mundo.eleiçao para eleger quem deveria cuidar de nos e desse patrimônio que você e sua equipe estão mostrando para nos em cada detalhes delas. estaçoes e ferrovia como nos sabemos vai ser difícil de ser recuperada por completo em muitas delas. mais uma vez qual o resumo de tudo que foi catalogado por você ao longo de sua primeira postagens deste o inicio nesse interesse por nossa ferrovias. ao longo de tantas cidades vilarejos tanto aqui em são Paulo como em minas gerais. que pena por onde você e sua equipe passam so exista descaso com esse patrimônio ainda mesmo assim algumas estão servindo para outras atividades como escolas posto de saúde mais o principal que seria atividades no transporte de passageiro em muitas delas não exista mais por completo. esta Marcelo e a realidade de nosso pais chamado brasil que não se preocupa com este passado de tantas lutas e glorias de quem viveu no passado não muito distante.o que pensar de nosso políticos juntamente com a nossa autoridade máxima.se eles fazem vista grossa nesse segmento chamado ferrovia .imagina Marcelo com a nossa população.um pais sem memoria sem cultura para mostra para os nossos filhos e neto o que foi a luta dessas construções ao longos de tantos anos. anos Marcelo sem tecnologia e mais Marcelo tudo era feito na mao de muitos trabalhadores que não tinham ser quer nenhuma proteção trabalhista. quantos perderam suas vidas nessas construções. para levar o progresso a tantos lugares desconhecidos. esse e um pais. ser quer não tem o respeito por aqueles mais uma vez que deram suas vidas. pais chamado brasil o que importa para esses políticos são seus cargos o resto e resto para eles o povo e esquecido e humilhado por eles como sempre ainda mais nesse segmento chamado ferrovia. e tao . esquecido e abandonado. Marcelo mais uma vez fica com deus nesse segmento em resgata esta memoria esquecida por muito que entram e sai em todos esses município por onde você passou .ate mais abs Marcelo de marcos silva.

Deixe seu Comentário