26/11/11

BATATAIS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 23.10.2011
DESTINO: Estação Batatais
LOCALIZAÇÃO: Município Batatais – SP
COORDENADAS: 21°28’46.61″S 47°58’6.54″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1886
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, porém cercado e fechado, utilizado como espaço cultural
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Claudinéia de Marchi, Edson Sousa de Jesus, Magali M. S. de Jesus e Dog

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Para Batatais fomos numa equipe grande, dois casais e o Dog, nosso Schnauzer Miniatura, curioso que ele só. A antiga estação é um prédio portentoso, impressiona quando se dá de frente com ele subindo pela avenida, e sem dúvida marca presença. Quando estivemos lá, não percebemos nenhum sinal de atividade dentro ou fora do prédio, somente alguns meninos jogando futebol ao lado das casas da vila ferroviária próxima da estação. Não há mais trilhos, os dísticos descrevem o nome como “Batataes”, resquícios de um passado bem distante, enfim, era um local ermo. Não consegui entrar para fotografar o interior, e ver se ainda existiam as lousas, as placas de altitude e quilometragem, de lá, só ficamos com a parte externa e partimos para Altinópolis…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

3Comentários

  1. 12/01/12 às 0:09
    Sérgio Araújo:

    Você está de parabéns, seu trabalho é ótimo. Gostei muito do conteúdo e do estilo das imagens. Se nosso país tivesse mais pessoas como você, teriamos muito mais facilidade em conhecer a história e o patrimônio do nosso país. Adoro ler textos sobre o passado das ferrovias no Brasil e seu site está dentre os meus favoritos.

    Um grande abraço.

  2. 19/08/13 às 23:00
    marcos antonio silva:

    o que podemos percebe nesta antiga estação e que a prefeitura aproveitou este espaço para criar um espaço cultural mais ao mesmo tempo existe um grande descaso com este patrimonio de tanto anos de existencia na sua frente da antiga estação esta bem conservada mais do outro lado esta abandonado como podemos ver nesse documentarios a principio aonde não esta bem conservado. e onde ficava a antiga ferrovia tudo foi retirado o que restou foi apenas a velha estação. com seus detalhes como no passado.abs.

  3. 21/04/15 às 23:30
    marcos antonio silva:

    como podemos classificar os caminhos de trilhos nestas regiões que perderam sua principal magia de se locomover como no passado de tantas gloria e vitorias que muitos deram sua contribuição por varios anos de construções para si levar progresso e riquezas a diversas regiões de nosso estado por qual interesse em desativar tantas ferrovias em nosso estado para qual finalidade de se apagar a verdadeira historia ferroviaria em nosso estado esse e o papel de nossas autoridades que so tem pensamentos em transportar tudo que nosso estado e pais produz atraves das rodovias hoje todas privatizadas e as nossas ferrovias como ficam abs

Deixe seu Comentário