10/11/13

BAIRRO DOS PRADOS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 11.02.2012
DESTINO: Estação Bairro dos Prados (Parada)
LOCALIZAÇÃO: Município Peruíbe – SP
COORDENADAS: 24°16’20″S 46°56’55″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, apenas alguns trechos
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1960/70 (período provável)
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Sorocabana
STATUS DO PRÉDIO: Ainda em pé, porém em ruínas
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Bairro dos Prados foi uma parada da Estrada de Ferro Sorocabana, localizada no Ramal de Juquiá, hoje dentro dos limites urbanos de Peruíbe. É apenas uma pequena plataforma (estribo) com estrutura de ferro e cobertura de telhas de amianto (vide fotos e mini-filme), e por lá, o mato alto tomou todo o leito da linha, desativada definitivamente por volta de 2003. Andei por lá, vi de perto aquela singela “homenagem” degradada a um passado esquecido e o máximo que pude fazer, foi documentá-la da maneira que dispunha, para que um dia alguém possa ver o quanto este país se preocupa com a sua história. Bairro dos Prados continua lá, definhando aos poucos… Será que ela merecia isso?

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER BAIRRO DOS PRADOS

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 15/11/13 às 2:45
    marcos antonio silva.:

    olá marcelo boa noite. o que podemos ver nessa sua reportagem sobre nossas ferrovias náquilo que não existé mais.devido ao descasos desses governos que entra é sai.hojé vesperá de feriado prolongado.o que podemos ver que as rodovias tanto estaduais é federais já não suportá o volume de tantos carros é caminhões travegando ao mesmo tempo.se ainda existise muitas dessas ferrovias que foram desátivadas em nosso estádo é regiões é cidades como santos .certamente marcelo muitas dessas pessoas que passam muitas horas pressa a esse tránsito nesses feriados em nosso pais é estado. certamente ficariam na escolha da ferrovia.para deslocar por várias regiões é cidades turisticas.mais uma vez como não tem essa 2 escolha da ferrovias que seria ótima para todo mundo trasnporté rápido é barrato é mais ´não teria esses pédagios ao longo de seus percusos.mais como se trata do brasil que infelismente não se preocupa com a nossa é esquecida malha ferroviaria que tanto se trabalharam para levar sonhos a lugares tão distante é esquecido de nosso estádo é pais.é hojé mais uma vez jogam todo o tránsito tanto como de passageiros é de cargas nessas rodovias todas privatizadas cheia de autos pédagios sem escape nenhum .isso quando ocorre algum tipo de acidente. mais isso marcelo é o descaso de vários anos com a nossa velha ferrovia de tantos sonhos é alegria. hojé é só tristeza para quem trabalhou é travegou náquilo que foi chamado de ferrovia a esperançã do progresso passa pelo trilhos que não existé mais para onde foi.o que fizeram com nossa malha ferroviaria deixaram no esquecimento para lucra na rodovias é para aumentar o fluxo de carros nas montadoras.tudo é interesse para se lucras cada vez mais. agora dessa estação não sobrou nada nem mesmo a conservação da plataforma.que um dia na sua inauguração se falou muito nesse transportá de tanto orgulho do passado hojé é só esquecimento é abandono é grande descaso de nossos gorvenantes estaduais é federais.como estaria hojé o nosso pioneiro de nossas ferrovia vendo tudo isso hojé abandonado sucateado.aonde existia a velha ferrovia nessa regiões já não há mais nada em muitos lugares tudo foi retirado.para não mostra que por ali um dia existiu a velha sonhada ferrovia. motivo de orgulho até mesmo para o nossos presidente do passado como por exemplo.(getulio vargas) como nós que apenas acompanha esses magnifico trabalho dessa pessoa que se dedica em resgatár o pouco que restou de nossas ferrovias para não cair no esquecimento é ao mesmo tempo levar para nós o que já foi motivo de tanto orgulho em várias regiões de nosso estádo. essa pessoa certamente é voce marcelo com coragem é determinação não importando obstáculo que possa sugir em sua frente.boa sorté em suas jornadas para resgatár o pouco que restou desse patrimonio que tanto se lutou para construir. abs marcelo de seu seguidor marcso silva.

Deixe seu Comentário