06/08/12

BAGUASSU

DATA DA EXPEDIÇÃO: 10.03.2012
DESTINO: Estação Baguassu
LOCALIZAÇÃO: Município Pirassununga – SP
COORDENADAS: 21°53’56″S 47°19’20″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1891
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, abandonado, porém fechado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, João Julio Oliveira, Thiago Samarino Lages e Jorge Luis Caleffi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Ir até Baguassu foi uma epopéia divertidíssima. Com uma equipe grande, fomos explorando toda sorte de locais e acontecimentos pelo caminho. Viemos por Emas (cachoeira), e logo que passamos o Rio Mogi-Guaçú fomos em busca da tão badalada e desejada ponte que ligava Emas a Baguassu. Com acesso que conseguimos somente pelo lado de Baguassu, encontramos não só a ponte, como também pegadas imensas de um lobo (ou onça) que pelo frescor da pegada na lama, havia acabado de deixar o local. Bom para nós, e como bons e corajosos exploradores ferroviários, seguimos em frente, documentamos a ponte por todos os ângulos e de lá seguimos, até encontramos outros dois pontos de interesse: uma Igreja e uma usina (destilaria) completamente abandonadas. Lá também exploramos todo o lugar, encontramos lindas vistas, enormes maquinários e até uma cobra, que nos atacou (vide mini-filme), mas conseguimos sair ilesos e com um riquíssimo material. Chegando em Baguassu, fomos surpreendidos por uma linda estação, de fácil acesso, e que ainda mantém sua plataforma enorme, sua caixa-d’água e boa parte das suas características originais intactas. Como conseguimos bons materiais (fotos e mini-filme), acredito ser redundante me aprofundar mais nesta narrativa, prefiro que vejam o local a partir das fotos, ou assistam o mini-filme. De Baguassu seguimos para Santa Silvéria, outro belo local na mesma linha extinta (o ramal de Santa Veridiana).

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 17/08/13 às 4:09
    marcos antonio silva.:

    como está depois de 1 e 5 meses deste a sua reportagem de lá para cá será continua neste estádo que estámos vendo ou não porque não reativa para outros fins destá região ao meu ver e preferivel deixar tudo abandonado do que reativar para outras funções e melhor deixar o tempo apagar o que um dia foi uma ferrovia que se tanto transportou por algum tempo. abs.

Deixe seu Comentário