10/10/12

BABILÔNIA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 10.06.2012
DESTINO: Estação Babilônia
LOCALIZAÇÃO: Município São Carlos – SP
COORDENADAS: 21°59’46.69″S 47°47’46.47″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1892
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, conservado, porém todo desfigurado, é uma moradia particular
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Jeferson Tomaz Querino e Breno Paiva de Oliveira Filho

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos em Babilônia e pudemos ver de perto, tanto o prédio da velha estação quanto todo o seu entorno, que pouco lembra o seu passado movimentado pelos carregamentos de leite e café das fazendas da região. Lá, conversei com os atuais moradores da estação, que hoje é uma residência, e eles me mostraram fotos de como era o prédio original (vide galeria de fotos abaixo), que pouco lembra o atual, bastante desfigurado, tanto na construção quanto nas cores. Babilônia está situada ao lado da estrada, que segue o leito da antiga linha do ramal de Água Vermelha, sim, aquele que não termina propriamente em Água Vermelha, mas em Santa Eudóxia, como já vimos anteriormente aqui. A estação não conta mais com a velha caixa-d’água, nem com as placas de quilometragem e altitude e muito menos com os dísticos, tendo também sofrido reformas que a descaracterizaram bastante, mas ainda assim, dá para perceber que ali um dia foi uma estação. Me acompanharam neste dia, o meu sobrinho Jeferson e o meu amigo e sensei de aikido, Breno de Oliveira. De lá, seguimos para São Carlos…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 13/08/13 às 2:01
    marcos antonio silva:

    está ném lembra que um dia foi uma antiga estação ferroviaria. se não fosse suas reportagens ao menos continua de pé servindo de morádia o que levou também a sua desativações falta de lucro ou a produção acabou nestá região. continui com seu trabalho marcelo para que um dia não muito distante alquem que está no poder possa ver esse magnificou trabalho de catalocar o que já foi no passado a riqueza desse brasil sobre trilhos e hojé e um descasso abs.

Deixe seu Comentário