30/04/13

ANA DIAS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 11.02.2012
DESTINO: Estação Ana Dias
LOCALIZAÇÃO: Município Itariri – SP
COORDENADAS:  24°18’12.90″S 47° 4’15.52″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1914
CONSTRUÇÃO: Southern São Paulo Railway
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo de moradia e lanchonete
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Claudinéia de Marchi

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Ana Dias é uma estação construída pela Southern São Paulo Railway, e está localizada praticamente na divisa de municípios, entre Itariri e Peruíbe, no bairro homônimo. Por lá encontramos uma vila situada entre a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e uma outra vicinal, que percorre o antigo leito do Ramal de Juquiá, passando por dentro de Peruíbe, a qual não me recordo o nome. Hoje a estação serve de moradia, e ao que me pareceu, pelos escritos nas suas paredes externas, também como uma escola de artes. Bem a sua frente existe um campo de futebol, e ao seu lado, uma venda (lanchonete?). Por lá, ainda existem trilhos, porém, tomados pelo mato alto. A caixa-d’água, placa de quilometragem, plataforma, cobertura e mãos francesas, estão lá, mas o prédio requer cuidados. Existe um espaço largo na frente da plataforma, que certamente era por onde os trilhos passavam, mas não consegui saber se havia algum desvio, ou talvez até mais de um. Ana Dias recebeu passageiros até 1997 e por lá passaram cargas até 2003, depois disso, a linha foi desativada e tudo foi abandonado. Hoje o prédio ainda resiste, e olhem o absurdo que me permito dizer: “Perto de outras que tenho visto, até que está num estado aceitável”… Dela, retornamos para o Guarujá…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER ANA DIAS

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 05/08/13 às 0:10
    marcos antonio silva.:

    está outra estação tem espaço enorme em sua volta porque não fazer uma aréa de esporte para as criança destá região seria mais profeitoso doque ficar abandonada será que este prefeito não tem visão ou falta de interesse para tirar as crianças das ruas.ou fazer centro cultural que todos aproveitase até logo marcelo.

Deixe seu Comentário