03/10/12

AMÉRICO BRASILIENSE

DATA DA EXPEDIÇÃO: 19.06.2012
DESTINO: Estação Américo Brasiliense
LOCALIZAÇÃO: Município Américo Brasiliense – SP
COORDENADAS:  21°43’34.40″S 48° 6’12.05″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim (em uso)
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1892
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, porém fechado e depredado
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, José Antonio Thomaz e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Olhar para a estação de Américo Brasiliense dá dó, é um prédio simples, mas que tem sim, certa beleza. Fica em frente a uma grande praça, tendo uma igreja ao lado e um campo de futebol próximo. Andamos por lá, mas não conseguimos nenhuma informação relevante, por isso, nos focamos mais em colher fotos e vídeos. Américo Brasiliense está na linha tronco da antiga Companhia Paulista, nela ainda se vê, a placa de quilometragem e altitude, os dísticos dos dois lados (em relevo), e uma curiosidade nos chamou a atenção, a estação de um lado (visto da linha) é azul e branca, e do outro (visto da praça), é amarela. Daí me pergunto, por que não a pintaram inteira quando fizeram o serviço? Américo Brasiliense hoje, mais parece um prédio fantasma se visto pela linha. Se visto de fora, lembra um antigo armazém. Se visto pelos dois ângulos, como vimos, lembra o descaso com que tratamos o nosso passado e a nossa história. É isso. De lá seguimos para Tutóia…

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

ILUSTRAÇÃO DO LOCAL:
Tendo como base as imagens reais de cada local colhidas pelo Projeto Estações Brasileiras, eu desenvolvo uma ilustração que retrate emocionalmente o espírito de cada estação/parada, ou mesmo do seu entorno, no caso de já não existirem mais. A intenção é que sirva de estímulo para a interpretação crítica de cada um, seja de forma positiva, negativa, carregada de saudosismo, ou mesmo de forma contemplativa apenas. Espero que curtam.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

2Comentários

  1. 07/10/12 às 15:05
    joao paulo siqueira:

    parabens a essa equipe corajosa pelas reportagens, parabens pela reportagem de araraquara e regiao (matao, aco brasiliense, silvania, bueno de andrada entre outras) so faltou a estaçao de tutoia que em breve vai desaparecere, pois la esta sendo construido o maior patio de manobras do brasil e o terceiro maior do mundo.

  2. 13/08/13 às 4:39
    marcos antonio silva.:

    olá marcelo está precisa urgentemente de uma boa reforma. para que não venha cair sobre esses trilhos ainda em atividade. não adianta cerca em volta mais o principal e deixar bem conservada.abs.

Deixe seu Comentário