13/02/13

AMÁLIA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 07.09.2012
DESTINO: Estação Amália
LOCALIZAÇÃO: Município Santa Rosa de Viterbo – SP
COORDENADAS: 21°26’30.06″S 47°20’31.09″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1908
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro Santos Dumont
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, cercado e servindo como depósito de uma usina
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e José Antonio Thomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Primeiramente o meu muito obrigado aos responsáveis pela Usina Amália, por compartilhar com a comunidade a riqueza histórica que possuem por lá. Isso posto, vamos ao que vimos no local. A estação Amália é hoje “apenas” um velho depósito e está sendo utilizado possivelmente para guardar algo relacionado a papel, embalagens ou afins (pelo menos foi isso que vimos ao seu redor). É um prédiozinho tímido, acanhado e espremido ao lado de enormes galpões, maiores e mais modernos, o que não tira, nem diminui a sua personalidade. Ainda pintado na cor amarela, que imagino ter sido o seu padrão original, o prédio está protegido por uma grande cerca de arame farpado, que nos impediu de entrar e captar imagens mais detalhadas e próximas. Mesmo assim, andamos por lá e vimos o que um dia foi uma vila (ou colônia), pujante, forte e com muita alma (bem caracterizada até hoje pela sua arquitetura e estilo). Amália tem ainda um monumento um pouco à frente da estação, que imagino ser uma homenagem aos áureos tempos do café, que são duas locomotivas “Maria-Fumaça” expostas sob uma cobertura já bastante deteriorada, que em nada mais as protege da ação do tempo e do clima. Lá, a impressão que tive, foi a de abandono, mas percebi o valor inestimável de cada um dos locais visitados, porém ao que parece, existe cada vez menos força (financeira?) para mantê-los vivos. Amália foi uma grata experiência e, certamente um dos pontos altos deste projeto, pelo qual me apaixono mais e mais a cada dia, e para concluí-lo dignamente, conto com a ajuda de vocês, ok? De lá seguimos para Nhumirim…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

ILUSTRAÇÃO DO LOCAL:
Tendo como base as imagens reais de cada local colhidas pelo Projeto Estações Brasileiras, eu desenvolvo uma ilustração que retrate emocionalmente o espírito de cada estação/parada, ou mesmo do seu entorno, no caso de já não existirem mais. A intenção é que sirva de estímulo para a interpretação crítica de cada um, seja de forma positiva, negativa, carregada de saudosismo, ou mesmo de forma contemplativa apenas. Espero que curtam.
AMALIA 01

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

1Comentários

  1. 03/09/13 às 0:48
    marcos antonio silva:

    ano de sua construção 1908 de la para ca o que ocorreu durante a sua existencia por qual motivo de sua desativação.qual foi o tempo de sua existencia como ferrovia neste lugar .hoje o que podemos ver neste local são apenas a existencia da antiga estação dentro de uma usina como foi citado a velha estação esta cercada por arames farpados como se fosse um campo de concentração.nada lembra que ali um dia foi a antiga estação amalia o que transportava na verdade passageiros ou cargas o que parece ainda resisti a velha locomotiva mesmo estando ao relento como podemos ver tudo naquele epoca era construido com muito detalhes mesmo não avendo muita tecnologia as velhas locomotivas era a esperança daquela epoca quantos trabalhadores como os maquinista ficavam trabalhando sem nenhum conforto para levar a riqueza que se produzia naquela epoca não muito longe.e mesmoassim o que podemos ver novamente são muitos descaso com o passado que infelismente não volta mais para aqueles que ainda sonham com a velhas ferrovias que podemos ver nesta reportagens apenas uma boa parte delas esta sumindo ou sendo lapidadas pelos que ai estão no poder.poder esse que abandona tudo que foi feito com amor dedicação vontade der ver o caminho das velhas locomotivas que tanto no passado foi motivo de tanto orgulho e gloria .hoje tudo foi retirado do seu antigo leito para que nos do futuro não possamos ver.ou ao mesmo tempo esconder o tamanho de tantos descaso desses governos que so pensam em ganhar suas eleições.não importando com aquilo que foi sonho esperança para tantos trabalhadores que viveram nessa epoca de tantas glorias hoje tudo esta adormecido. e sendo coberto pela propria natureza.para eles isso e perfeito esconder os desmando de tantos anos no poder.so para seus fins lucrativos como sempre .e mais ninguem e punido com essas tamanhas corrupção que envolve passado e presente tudo ligado para seus partidos.como sempre muda de legenda mais a mentalidade e a mesma.abs marcelo.

Deixe seu Comentário