28/11/11

ALTO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 30.09.2011
DESTINO: Estação Alto
LOCALIZAÇÃO: Município Ribeirão Preto – SP
COORDENADAS: 21° 6’24.29″S 47°47’43.08″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1911
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, bem conservado e atualmente sendo utilizado como centro social e de lazer pela prefeitura
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A estação do Alto é um belo prédio, padrão típico da Mogiana, mas como fica cercado por casas de um conjunto habitacional sua visualização é difícil. Muros altos guardam o velho prédio, para conseguir as fotos e as imagens tive que ir até lá num dia útil, mas tudo foi bem tranquilo. Entrei, andei por toda a área, fotografei, filmei, chequei detalhes que me chamaram a atenção e saí, tudo sem sem abordado por ninguém. Nenhum dos funcionários que lá estavam se propuseram a simplesmente perguntar o que eu fazia ali, e se eu fosse uma ameaça em potencial? Mas enfim, Alto estava lá, sendo utilizada por muitas crianças em atividades diversas o que dava vivacidade ao local, os dísticos também permanecem e tudo parece caminhar por lá. Existe também um campo de futebol, uma quadra e uma piscina (vazia) ao lado do velho prédio ferroviário e nada mais. 

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

2Comentários

  1. 19/08/13 às 22:39
    marcos antonio silva:

    ola mais uma visita nesta estação que hoje o que podemos ver virou um centro social de lazer da prefeitura aparentemente esta antiga estação ferroviaria esta bem conservada no seus minimos detalhes como no passado de sua construção.ao mesmo tempos ficamos felizes porque esta estação foi resgata para fins sociais de uma prefeitura porque as outras não fizeram o mesmo como tantas outras prefeituras ao longo destas reportagens procuraram ao mesmo tempo resgata ou aproveitar o que ja tinha em suas maos.vamos torce que algum dia alguem olhe para este segmento que e o tema nossas ferrovias a espera de um milagre.abs

  2. 21/04/15 às 23:20
    marcos antonio silva:

    aqui vejamos que a região de ribeirão preto foi a mais que perdeu o volume de malha ferroviaria quanto tanto outras se quer por qual motivos que levaram a essas desativações nessa região ou simplesmente e muita falta de interesse de se transportar atraves dos trilhos que existia nessa região aqui esta os grandes descasos em ribeirão preto sua malha ferroviaria foi simplesmente varida para sempre de seus aquirvos e hoje a realidade e outra como possamos ver a estrada de ferro se foi para sempre por qual razão aqui ja faz quase dois anos deste do primeiro comentario sobre nossas ferrovias nesta região e tudo continua como sempre nada se faz para trazer de volta a magia de se locomover atraves de um sonho que foi interrompido deste da sua desativação abs a todos.

Deixe seu Comentário