21/03/13

ALTO DO CORCOVADO

DATA DA EXPEDIÇÃO: 18.12.2012
DESTINO: Estação Alto do Corcovado
LOCALIZAÇÃO: Município Rio de Janeiro – RJ
COORDENADAS: 22°95’16.27″S 43°21’05.94″W
TRILHOS NO LOCAL: Sim, em uso pelo trem turístico do Corcovado
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1884
CONSTRUÇÃO: Estrada de Ferro do Corcovado
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, é basicamente o ponto final da linha coberto por uma lona
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Rodrigo Faustino, Daniel Calil, Guilherme Garcia Gomes e Vinicius Costa

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
A estação Alto do Corcovado, se não é das mais belas pelo seu estilo arquitetônico, está sem dúvida num dos mais belos lugares do Mundo. Com uma vista maravilhosa, de lá entendemos perfeitamente os porquês, do apelido da cidade, pois é simplesmente um visual arrebatador, único, hipnotizante. A Estrada de Ferro do Corcovado foi inaugurada por Dom Pedro II, já foi a menor ferrovia do mundo em extensão, já transportou personalidades como Albert Einstein, Princesa Diana, o Papa João Paulo II, Michael Jackson, e agora, nós do Projeto Estações Brasileiras né? Brincadeiras a parte, este pequeno, íngreme e pitoresco trecho ferroviário, é cativante não só pela sua história ou sua localização, mas pela força das experiências vividas por quem faz a curta viagem pelo trecho, por cada parada pelo caminho, cada casa, cada árvore carregada de jaca como nas histórias do Zé Carioca e seu amigo Pedrão, enfim, cada estalo mágico de memória que ficará por toda uma vida guardado dentro de cada um, pronto para socorrê-lo quando necessário, naquelas horas ruins. A estação Alto do Corcovado propriamente dita, pouco oferece, mas a jornada percorrida até ela, me fez um bem danado, e acho que pode fazer para vocês também… Ah, tem um samba promovido pelos locais dentro dos trens que atrapalha toda esta contemplação e introspecção, mas como lá não é lugar de terapia, relaxem e aproveitem a “trilha sonora” do evento, rerere…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
ALTO_DO_CORCOVADO_POSTER_OFICIALnet

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 29/08/13 às 7:16
    marcos antonio silva.:

    ano de sua construção 1884 já se passou muitos anos desté a sua inauguração para ponto túristico.como levar todo esse matérial até sua basé final na sua construção.fico imáginando como foi dificil para conquistar tamanho desáfil no tempo que não tinha tantos recurso como tecnólogia na implantação desses trilhos é de toda sua estrutura em volta dessa ferrovia. o que podemos ver que existe muitos cenários no seu trajeto. o mais interresante é ver o rio de janeiro lá do alto numa altitude de 670 metros acima do nivél do mar.que beleza naturais envolve todo seu trajeto deste do inicio de sua jornada até a base final.ao bravos construtores que naquela epóca fizeram o impossivel para levar mais esse desáfil pela frente.é até hoje estamos vendo que com o passar dos anos ele ainda resisti bravamente na sua permanecia em tudo que envolve chamado ferrovia.abs.

Deixe seu Comentário