20/09/12

ALFREDO ELLIS

DATA DA EXPEDIÇÃO: 10.06.2012
DESTINO: Estação Alfredo Ellis
LOCALIZAÇÃO: Município São Carlos – SP
COORDENADAS:   21°48’7.24″S 47°49’28.97″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1906
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, porém em ruínas e tomado pelo mato
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Jeferson Tomaz Querino e Breno Paiva de Oliveira Filho

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estive em Alfredo Ellis juntamente com o meu sobrinho Jeferson e o meu amigo e Sensei de Aikido, Breno de Oliveira. Naquele dia, percorremos o ramal de Água Vermelha por inteiro, partindo de Santa Eudóxia e chegando até São Carlos. Hoje, Alfredo Ellis encontra-se abandonada e em ruínas, às margens da rodovia que liga Santa Eudóxia à São Carlos e é facilmente avistada por quem transita pela rodovia. É um prédio grande, e até lembra um armazém, o seu acesso é dificultado pela altura do mato, que tomou conta de tudo por lá e isso nos impediu de entrar na estação e ver de perto o que ainda resiste no seu interior. Lá, não consegui ver a caixa-d’água, nem a sua base, também nada das placas de quilometragem e altitude, nem tampouco os dísticos, enfim, Alfredo Ellis hoje, é um resquício composto pelo esqueleto da estação e de uma outra pequena construção de apenas um cômodo ao lado dela, que imagino ter sido a base da caixa-d’água, ou algum depósito. De lá, seguimos para Araraí…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

ILUSTRAÇÃO DO LOCAL:
Tendo como base as imagens reais de cada local colhidas pelo Projeto Estações Brasileiras, eu desenvolvo uma ilustração que retrate emocionalmente o espírito de cada estação/parada, ou mesmo do seu entorno, no caso de já não existirem mais. A intenção é que sirva de estímulo para a interpretação crítica de cada um, seja de forma positiva, negativa, carregada de saudosismo, ou mesmo de forma contemplativa apenas. Espero que curtam.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 17/08/13 às 2:47
    marcos antonio silva.:

    está as márgem destá rodovia nada restou ném os trilhos apenas está construção destá antiga estação totalmente abandonada no meio do mato como tantas outras ao longo destá reporatgem graças ao empenho e divulgação deste bravo soldado nesta luta contra tanto descaso. abs marcelo.

Deixe seu Comentário