03/08/14

ALFA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 05.01.2013
DESTINO: Estação Alfa (Guaxupé)
LOCALIZAÇÃO: Município Guaxupé – MG
COORDENADAS: 21°17’49″S 46°42’51″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: Entre 1904 e 1930 (período estimado)
CONSTRUÇÃO: Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Em pé, servindo como moradia particular
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz e Marcelo Freitas

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Alfa era uma estaçãozinha acanhada, que estava situada a poucos metros da estação Guaxupé, talvez um quilômetro, ou pouco mais a frente, no sentido de Júlio Tavares, e era utilizada para manobras. Hoje no local por onde o leito ferroviário passava, existe uma avenida, mas o prediozinho continua lá. O dístico estava quase que totalmente apagado, mas com uma dose de boa vontade, ainda era possível ler a palavra “Alfa” grafada ali. Andei pelo local, vi a estaçãozinha por todos os seus lados, ela estava cercada e fechada, servia como residência, mas aparentemente não havia ninguém lá naquele momento. Nada de lousas, placas ou plataforma, somente o prédio de tijolos aparentes com uma cerquinha branca, ocupavam o local. A construção, bem simples e diminuta, lembra uma “casinha de bonecas”, e está relativamente bem conservada. De lá, seguimos para Guaxupé…

FOTOS DO LOCAL:


MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.
POSTER ALFA

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

5Comentários

  1. 18/08/14 às 13:02
    marcos antonio silva:

    aqui mais uma construção da companhia de estrada de ferro que sobrevive com o passar dos tempos pena que no segmento em transporte tudo se acabou mais a riqueza de sua historia ainda resiste com o passar dos anos para mostrar em detalhes as belas construções de um tempo que não volta mais de um tempo de glorias e riquezas nesse transporte sobre trilhos ate a próxima Marcelo fica com deus.

  2. 22/08/14 às 19:51
    marcos antonio silva:

    as belas construções que faziam parte da historia de nossa ferrovia era construídas com tantos detalhes que nos tempos de hoje isso e difícil de se ver em nossa época a historia de nossas ferrovias juntamente com suas velhas locomotivas a vapor isso ficou no passado de muitas glorias e lutas de quem viveu nesse tempo hoje muitos sente saudades ao amanhecer as locomotivas a vapor cortando sendo caminho deixando seu rastro de fumaça por onde existia as velhas ferrovias hoje nem se quer existe mais em muitos ponto de nosso estado e interior aquilo que foi construído com tanto orgulho e luta de muitos ficou no esquecimento de nossos políticos falta de coragens para eles e o que não falta para resgatar essa passado de tanto progresso e orgulho.

  3. 08/10/14 às 2:08
    marcos antonio silva:

    olhando para essas construções de um passado não muito distantes o que ouve de verdade aqui para que tudo se acabasse no chamado ferrovias mesmo sendo pequena em sua construção muitas historias se passaram ao seu redor mesmo nos dias de hoje a velha estação ainda conserva sua beleza como no seu passado de glorias e luta no transporte sobre trilhos os trilhos se foram mais sua beleza em sua construções permaneceu ate nos dias atuais desta reportagens essa e a forma de nossos governos que não se respeita a verdadeiras historias de nossas ferrovias nesse pais se constroi e se abandona como se fosse lixo de uma historia de tantos colaboradores aqui deram sua contribuição sobre trilhos abs marcelo.

  4. 23/03/16 às 23:12
    Rômulo Fávero:

    Ainda não acredito que vocês tiraram fotos e fizeram registro e relatos de Alfa (perfeito registro, aliás) e não da estação de Guaxupé. Deve ser erro do site ou não consegui achar.

  5. 23/03/16 às 23:46
    marcelo:

    Rômulo, Guaxupé foi visitada sim, no mesmo dia. Será postada em breve, continue por aqui que verá logo, logo… Abs

Deixe seu Comentário