22/09/12

ÁGUA VERMELHA

DATA DA EXPEDIÇÃO: 10.06.2012
DESTINO: Estação Água Vermelha
LOCALIZAÇÃO: Município São Carlos – SP
COORDENADAS:  21°53’43.50″S 47°53’24.53″W
TRILHOS NO LOCAL: Não
ANO DA CONSTRUÇÃO: 1892
CONSTRUÇÃO: Companhia Paulista de Estradas de Ferro
STATUS DO PRÉDIO: Demolido
EQUIPE DE VIAGEM: Marcelo Tomaz, Jeferson Tomaz Querino e Breno Paiva de Oliveira Filho

O FILME:

RESUMO DA EXPEDIÇÃO:
Estivemos em Água Vermelha vindos de Santa Eudóxia, que por mais estranho que possa parecer era a estação terminal do ramal de… Água Vermelha. A velha estação já não existe mais, tendo hoje em seu lugar, apenas um pasto ao lado de um galpão. Em frente, um antigo armazém amarelo ainda resiste e poucos metros a frente, um outro, hoje transformado em biblioteca e centro cultural do local (vide mini-filme). Era um belo dia de céu azul e o contraste com o amarelo marcante do prédio nos deu belas imagens. Um fato curioso que me chamou a atenção por lá, foi o já extinto trecho férreo conhecido como “Cabeça de Cobra”, vale o clique para verem o quão adequado é o nome. Andamos por lá, vimos o curso do antigo leito da linha, as casas que ladeavam a estação, perguntamos sobre a época em que os trens ainda passavam por lá, mas não obtivemos grandes relatos não. De lá, seguimos caminho para Capão Preto…

FOTOS DO LOCAL:

MAPA DO LOCAL:

POSTER DA ESTAÇÃO:
A cada estação visitada, seleciono uma imagem que julgo melhor refletir a expedição e a transformo num poster, unindo texto e imagem numa combinação de apelo bastante visual.

ILUSTRAÇÃO DO LOCAL:
Tendo como base as imagens reais de cada local colhidas pelo Projeto Estações Brasileiras, eu desenvolvo uma ilustração que retrate emocionalmente o espírito de cada estação/parada, ou mesmo do seu entorno, no caso de já não existirem mais. A intenção é que sirva de estímulo para a interpretação crítica de cada um, seja de forma positiva, negativa, carregada de saudosismo, ou mesmo de forma contemplativa apenas. Espero que curtam.

POST ABERTO À COLABORAÇÃO:
A partir da publicação de cada post inicial pelo autor, fica aberto aos colaboradores e interessados, o envio de materiais para mantermos atualizadas as informações sobre cada estação. Este site tem como principal objetivo resgatar através imagens, vídeos e textos um pouco da história ferroviária do país. Todo o conteúdo de cada post inicial é original e produzido pelo próprio autor e sua equipe de viagem, visando contribuir de fato, para o crescimento do acervo de informações sobre cada estação, sua história e seus personagens.

Conteúdos Relacionados:

1Comentários

  1. 17/08/13 às 2:19
    marcos antonio silva.:

    está não restou nada para contar a historia dos bravos guerreiros na sua construção porque é simple que constroi na reálidade são os trabalhadores mais na horá de inaugura são os politicos para colocar as placas com datas nomes de todos os politicos da epóca de sua inauguração.porque não colocar os nomes de todos politicos que deixão nessa situação que aqui estámos vendo em quase todas essas reportagem sobre ferrovias marcelo parabéns pelo seu trabalho. continui e eu vou compartilhando abs.

Deixe seu Comentário